Quatro meses após grave apagão, São Paulo sofre falta de energia novamente

Novo apagão afeta 35 mil moradores, hospital e aeroporto. Concessionária Enel é alvo de CPI na Assembleia Legislativa de SP

Paulo Pinto/Agência Brasil

Quatro meses após grave apagão, São Paulo sofre falta de energia novamente. Foto: Paulo Pinto/ Agência Brasil

Com energia elétrica privatizada, São Paulo sofre novo apagão e causa transtornos para 35 mil moradores, além de hospital, aeroporto, universidade, escolas, comércio,  residências. Nos últimos quatros dias, é a terceira ocorrência de falta de energia na cidade, que enfrenta uma onda de forte calor. O governo federal pediu uma apuração urgente dos fatos que resultaram no apagão.

Em seu Twitter, o deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP) denuncia o descaso da companhia que, inclusive, cortou 36% dos seus funcionários desde 2019, conforme dados publicados pela CNN e UOL. “A Enel alegava que o apagão de janeiro tinha sido um “evento extremo”. E agora? Congonhas apagado, 25 de março apagada e hoje o centro apagado. Cadê o evento extremo?”, cobrou.

LEIA MAIS:

É só privatizar que melhora (?). O prefeito perdido pelos camarotes, o governador de passeio em Israel, enquanto isso SP passa DE NOVO pela falta de energia elétrica. A conta sai cara para a população. Chega de apagão! Chega de Tarcísio e Nunes!”, questionou o deputado federal e secretário Nacional de Comunicação do PT, Jilmar Tatto. 

Nas redes sociais, os usuários reclamaram das dificuldades frente ao apagão e fizeram comentários irônicos sobre o “sumiço” do prefeito e também da ausência do governador Tarcísio de Freitas, de passeio em Israel.

A falta de energia elétrica também atingiu semáforos da Avenida Angélica e de outras ruas de Higienópolis. Na Faculdade de Medicina da Santa Casa, as aulas foram suspensas, e moradores também reclamaram do sinal de internet nos celulares.

Alvo de CPI

A concessionária Enel é alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Assembleia Legislativa de São Paulo, e poderá ser investigada também pela Câmara Municipal de SP.

A vereadora Luna Zarattini (PT-SP) apresentou requerimento solicitando a instalação de uma CPI para investigar a Enel por apagão no atendimento a consumidores, em novembro de 2023.

A Enel tem sido alvo de constantes críticas e pedidos de investigação no Estado São Paulo, onde atende a cerca de 2,1 milhões de clientes, por praticar preços altos e demora e qualidade de atendimento.

Atualmente, a concessionária fornece eletricidade para a capital e outros 23 municípios da região metropolitana de São Paulo. A empresa diz que a redução do quadro de funcionários (36%) não afetou o atendimento à população.

Da Redação, com informações do G1 e Agência Brasil

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast