Ranking mostra que liberdade de expressão está em queda no Brasil

Relatório “Agenda de Expressão” mostra que Brasil é o 2º país com maior queda nas garantias da liberdade de expressão nos últimos anos

Jefferson Rudy/ Agência Senado

O relatório “Agenda de Expressão”, divulgado nesta quarta-feira (5), mostrou que a garantia de liberdade de expressão no Brasil caiu nos últimos três anos, o país está em 2º na lista dos que mais caíram, segundo noticiou a Folha de S. Paulo.

O documento elaborado pela organização não governamental Artigo 19 registra que a liberdade de expressão está em queda no mundo todo nos últimos 10 anos, porém nos últimos três a imprensa tem sido cada vez mais censurada.

No Brasil, o estudo mostra que as quedas foram maiores em relação a liberdade de expressão em manifestações e protestos, e na internet. O país ficou em 2º no ranking, abaixo apenas da República Dominicana e seguido por Uganda, Nicarágua e Turquia.

O relatório traz números preocupantes de agressões a jornalistas no mundo. São 78 jornalistas mortos, 326 detidos, nesse caso mais da metade foram presos acusados de confrontar o Estado e 90% das violências físicas ficaram impunes, de acordo com relatório divulgado pela Folha. No período eleitoral, foram cerca de 150 ataques verbais e físicos contra jornalistas, segundo a Abraji. Além disso, também ocorreram, no período de 2012 a 2016, 22 mortes de blogueiros, comunicadores e radialistas no Brasil.

A opressão à imprensa por parte de armadilhas judiciais também é refletido no relatório, e isso prejudica principalmente o exercício da profissão no interior, já que pequenos veículos de imprensa local temem processos que poderiam destruí-los economicamente.

A queda na proteção das liberdades de se expressar por parte da imprensa é um fenômeno mundial, segundo o documento, e afetou até mesmo países tradicionalmente mais seguros acerca disso, como exemplo os Estados Unidos.

Da Redação da Agência PT de Notícias com informações da Folha de S. Paulo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast