Recessão bolsonarista: 70% dos devedores no Brasil são mulheres

Levantamento da empresa Paschoalotto revela que inflação afeta principalmente as mulheres que chefiam suas famílias

Site do PT

Recessão bolsonarista: 70% dos devedores no Brasil são mulheres

O descontrole financeiro diante da má gestão econômica do governo de Bolsonaro afeta o país inteiro, mas principalmente as mulheres que chefiam suas famílias.

De acordo com um levantamento da empresa Paschoalotto, especializada em cobrança de débitos, a recessão feminina atinge 70% dos endividados no Brasil.

Em entrevista ao Estadão, o economista-chefe da empresa que realizou a pesquisa, Reinaldo Cafeo, as mulheres assumiram as contas durante a pandemia da Covid-19, mas como a renda é insuficiente, não conseguem arcar com todos os gastos da família.

“O número de mulheres que chefiam seus lares cresceu nos últimos anos e alguns fatores explicam a inadimplência mais frequente entre elas”.

Ele explica que o comprometimento com as contas são as do dia a dia. As outras como cartão de crédito, carnês e financiamentos, ficam em aberto, e assim, as dívidas acumulam.

Outro dado do levantamento é de que 38% dos endividados têm entre 25 e 51 anos. As dívidas mais frequentes são as de cartão de crédito e financiamentos.

LEIA MAIS: Bolsonaro expõe famílias a mais dívidas com crédito consignado

Famílias com a corda no pescoço

Além das mulheres, que atingem o topo do endividados no país, o endividamento no mês de julho afeta 78% das famílias.

Conforme uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada nesta segunda-feira (8), 29% das famílias estavam inadimplentes no mês de julho.

São os maiores índices já registrados na história da pesquisa, que começou a ser feita em 2010. Em nota, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, disse que esse resultado mostra que o governo não consegue apresentar soluções duradouras para a crise.

LEIA TAMBÉM: Tudo que você precisa para a campanha, na Casa 13 tem! Use e compartilhe

Da Redação, com informações do Estadão

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast