Recuperação de mais de meio trilhão de reais sonegados daria ponto final à crise

Sonegômetro mostra que sonegação de impostos e dívida ativa acumulada pela Receita Federal seriam suficientes para atender todas as demandas do país

Foto: EBC

A sonegação de impostos no Brasil soma R$ 515 bilhões somente neste ano (2015), exibe nesta terça-feira (29) o painel do “Sonegômetro”, sistema online patrocinado pela iniciativa privada que mede e mostra ao público o tamanho do calote do mau contribuinte contra o caixa do Tesouro.

Tanto dinheiro poria fim a todas as questões de déficit fiscal e ao esforço oficial para encontrar soluções para a falta de caixa para pagar os compromissos oficiais.

Ao propor o orçamento de 2016, o governo buscava uma economia de pouco mais de R$ 30 bilhões ou 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB).

O valor do esforço fiscal proposto pela equipe econômica para o ano que vem é, portanto, mais de sessenta vezes menor que o da sonegação anual e da dívida ativa acumulada apontadas pelo portal do “Sonegômetro”.

O portal dá a receita para resolver o problema: “investir no combate à sonegação e na cobrança dos débitos tributários inscritos na Dívida Ativa da União”.

O dinheiro, afirma o portal, poderia promover crescimento econômico, aprimorar políticas públicas como da saúde, segurança, moradia, educação, infraestrutura e restabelecer o crescimento econômico, sem recessão e ajustes fiscais que penalizam a todos os brasileiros.

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias

PT Cast