Redução do desmatamento da amazônia pode dar US$ 2,5 bi ao Brasil

Redução das emissões brasileiras por desmatamento na Amazônia Legal em 2012/2013 ficou na ordem de 516 milhões de toneladas de CO2

O Comitê Técnico Científico do Fundo Amazônia (CTFA) reúne-se nesta quarta-feira (10), para validar o cálculo das reduções de emissões CO2 que resultaram do menor desmatamento na Amazônia.

O Fundo Amazônia adota o valor de US$ 5 por tonelada de CO2 para captação de recursos de doações junto aos governos estrangeiros, empresas, instituições multilaterais, organizações não governamentais e pessoas físicas. Isso significa que, em 2013, o Brasil poderá receber até US$ 2,5 bilhões em pagamentos por resultados de redução de emissões de desmatamento alcançados na região da Amazônia Legal.

A redução das emissões brasileiras por desmatamento na Amazônia Legal em 2012/2013 ficou na ordem de 516 milhões de tCO2. Uma redução de 64% em relação ao referencial adotado, uma média entre os anos de 2001 a 2010 calculada em 16.531km2. O cálculo das emissões provenientes do desmatamento pelo Fundo Amazônia toma como base a média de carbono na biomassa de 132,3 tC/ha.

O desmatamento na Amazônia para o período de agosto de 2012 a julho de 2013 foi confirmado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em 5.891 km2. A diferença entre a estimativa divulgada pelo governo em novembro de 2013 (5.843 km2) e o número consolidado pelo Inpe foi menor que 1%.

Da Redaçãoda Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil