Registro de Lula mobiliza caravana de mulheres rumo a Brasília

Militantes de todo o Brasil se reúnem no próximo dia 15 em grande ato para defender a candidatura do ex-presidente; mobilização começa na véspera

Ricardo Stuckert

As mulheres petistas vão percorrer milhares de quilômetros rumo a Brasília para o grande ato de registro da candidatura de Lula à Presidência da República no próximo dia 15, em frente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A mobilização das mulheres começará na véspera do registro. Na noite de terça-feira (14) o projeto Elas por Elas fará uma série de atividades com a presença de parlamentares petistas e de outras lideranças do partido. Um balanço para mostrar a atuação da plataforma no fortalecimento das pré-candidaturas da sigla será apresentado pela Secretaria Nacional de Mulheres.

No dia 15, o Bloco das Mulheres se juntará à militância de esquerda para mostrar que Lula não está sozinho. A secretária nacional de Mulheres, Anne Karolyne Moura, diz que esse será um momento decisivo para a defesa da democracia e da retomada do “governo que abriu caminhos para que começássemos a mudar as políticas públicas para as mulheres.”

“Com o golpe, tudo o que havia sido construído por Lula e Dilma foi por água abaixo. Aumentou o feminicídio com a crise econômica e política, perdemos direitos e começamos a ver a retomada de projetos de lei no Congresso que colocam em xeque nossa autonomia. Mas resistimos e permanecemos em luta”, completa Anne.

A secretária acrescenta que é contra o desmonte dessas políticas e pelo resgate de direitos que as mulheres estarão em Brasília para apoiar a candidatura de Lula.

“Nós iremos marchar em luta pelo direito de Lula ser candidato e pela sua liberdade. Lula presidente significa a retomada dos direitos das mulheres. Por isso, é importante que todas se unam, no dia 15, em Brasília, no grande ato de registro da candidatura dele”, reforça Anne.

Pesquisas de intenção de votos apontam que Lula é o candidato à Presidência favorito do eleitorado feminino. Os números refletem o reconhecimento e gratidão das mulheres ao presidente que tanto investiu em programas sociais e políticas públicas que promoveram melhorias não somente na vida delas, mas também dos seus filhos e filhas e de todo o povo brasileiro.

Dia 15, eu vou para Brasília

Os mais de 1000 quilômetros que separam Salvador (BA) de Brasília não serão empecilho para que a cientista social Mariana Fonseca participe do ato no dia 15. Para ela, o apoio a candidatura de Lula “faz parte da luta pela democracia e pelo direito da população em escolher nas urnas o presidente que lhe representa.”

A auxiliar administrativo Alessandra Almeida, de Taubaté (SP) reforçará a defesa de Lula candidato. Ela destaca que não há provas contra o ex-presidente e que “lutar pelo registro de Lula é lutar contra o golpe”.

A condenação injusta e a prisão política do ex-presidente também mobilizam a estudante Camila Guimarães a seguir para Brasília. “O Brasil precisa de Lula para ser feliz de novo”, diz.

Por Geisa Marques, da Comunicação Elas por Elas