Regulamentação do trabalho doméstico acaba com ‘escravidão’, diz ministra

Em participação no ‘Bom Dia Ministro’, Eleonora Menicucci comentou a regulamentação da PEC das Domésticas. Para ela, Brasil deu passo definitivo para acabar com o trabalho doméstico dentro das residências

A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, afirmou, ao participar do programa ‘Bom Dia Ministro’, nesta terça-feira (2), que a sanção do projeto de lei que regulamenta o trabalho das empregadas domésticas vai acabar com a escravidão nas casas brasileiras.

“Esta sanção rasga um dos capítulos mais tristes da nossa história que é o trabalho escravo dentro das nossas próprias casas. O Brasil passa a ser um dos poucos países que têm uma lei que garanta todos os direitos trabalhistas para os trabalhadores domésticos”, avaliou a ministra.

A lei, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira. O texto estabelece uma série de garantias aos empregados domésticos como recolhimento previdenciário e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

“Demos o passo definitivo para acabar com o trabalho escravo dentro das casas. Ter uma trabalhadora em casa que não tem horário de trabalho, que não ganhava adicional noturno, que não tinha FGTS e carteira assinada, sem direito às férias, isso é trabalho escravo dentro de sua própria casa”, reforçou a ministra.

A emenda à constituição, conhecida como PEC das Domésticas, iguala os direitos dos domésticos aos dos demais trabalhadores.

O projeto foi promulgado pelo Congresso em 2013, mas faltava regulamentação de itens como seguro-desemprego, indenização em demissões sem justa causa, adicional noturno e banco de horas.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil

PT Cast