Reitor da UFBA recebe apoio da Bancada do PT contra corte de verba

Para reitor da Universidade Federal da Bahia, corte orçamentário do governo Bolsonaro representa a maior ameaça já vista contra as instituições públicas de ensino superior

Divulgação

Encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira (6), na Reitoria da UFBA

Deputados da Bancada do PT na Assembleia Legislativa da Bahia se reuniram com o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles, para manifestar apoio e solidariedade contra a decisão arbitrária do governo Bolsonaro de cortar 30% da verba da instituição. O corte, anunciado pelo Ministério da Educação na última terça-feira (30), atinge todas as universidades federais do Brasil. O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira (6), na Reitoria da UFBA.

Na avaliação do reitor Salles, este corte representa a maior ameaça já vista contra as universidades públicas. “O corte significa quatro meses de custeio do funcionamento da UFBA. Já tínhamos uma restrição orçamentária anterior, mas conseguimos, mesmo assim, melhorar a qualidade do ensino. Este novo corte veio para acabar com a universidade pública”, lamentou Salles.

O líder do PT na Assembleia, deputado Marcelino Galo, destacou que a UFBA é um patrimônio do povo da Bahia. “É nossa obrigação, enquanto Bancada do Partido dos Trabalhadores, defender a autonomia universitária e a valorização do ensino público no Brasil”, reforçou.

A UFBA é a 1ª universidade do Nordeste, a 10ª do Brasil e a 30ª universidade da América Latina no ranking Times Higher Educativo (THE) da revista inglesa Times.

O deputado Osni Cardoso e a deputada Maria del Carmen também participaram do encontro com o reitor.

Da assessoria de imprensa do PT na Assembleia Legislativa da Bahia

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast