Requião quer devolver ao Paraná o melhor ensino público do país

Estado já ostentou o título durante a gestão (2003-2010) do próprio Roberto Requião, candidato a governador pelo PT e pelo Time do Lula

Ricardo Stuckert

Roberto Requião é o candidato a governador do Paraná pelo Time do Lula

A campanha do candidato do PT e do Time do Lula para governador do Paraná, Roberto Requião, está moldada para o fortalecimento dos serviços públicos e para o atendimento prioritário à população mais necessitada. Por isso, o Plano de Governo da chapa majoritária tem como principais destaques educação, saúde e segurança. Requião disputa o governo ao lado de Jorge Samek (PT), candidato a vice-governador, e de Rosane Ferreira (PV), candidata a senadora.

O objetivo de Requião é devolver ao Estado o título de melhor ensino público do país, como aconteceu durante seu segundo período como governador (2003-2010), que coincidiu com o mandato de Lula na Presidência. Para isso, ele propõe valorizar os educadoras e educadores pagando o melhor salário do país e retomando o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), com cursos de mestrado e doutorado em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas.

LEIA MAIS: Time do Lula tem Roberto Requião para governador do Paraná

Além disso, Requião pretende levar à sala de aula a mais avançada tecnologia de ensino, transformando o livro público em livro multimídia, com fornecimento de internet de qualidade para multiplicar as possibilidades de materiais didáticos. Será restabelecido ainda o ensino profissional, ampliando a oferta de cursos, e e formação integral do jovem com parcerias entre órgãos públicos e iniciativa privada para iniciação profissional com a permanência do estudante na escola.

De acordo com o Plano de Governo do Time do Lula para o Paraná, a ciência, a cultura, a arte, o esporte, os Jogos Escolares, o ComCiência e o Fera (Festival de Arte da Rede Estudantil) voltarão a fazer parte do dia a dia do Estado.

LEIA MAIS: conheça o Plano de Governo da chapa Requião/Samek para o Paraná

Na Saúde, o objetivo de Requião é “recuperar o sistema de saúde pública que foi destruído”. A rede de hospitais, de postos de saúde e dos hospitais especializados será completada e reforçada com a contratação, por concurso público, de médicos e outros profissionais de saúde, inclusive gestores. As Clínicas da Mulher e da Criança, cujas funções originais foram desvirtuadas, voltarão a atender exclusivamente grávidas, parturientes e seus filhos e filhas, reduzindo assim a mortalidade materno-infantil.

Além disso, o candidato a governador do Time do Lula quer priorizar a regionalização do atendimento à saúde para “levar o sistema público aonde o paranaense mora”. Em paralelo, seu governo vai resgatar o caráter público e social das companhias de luz e água, garantindo tarifa zero de energia e água a preço mínimo para famílias de baixa renda.

LEGADO: saiba o que os governos do PT fizeram para o Paraná

A valorização do pequeno agricultor também está no radar de Roberto Requião, com a retomada de programas vitoriosos como o Trator Solidário, o Fundo de Aval, a Irrigação Noturna, a distribuição de calcário e a eletricidade barata, além da compra de leite e alimentos saudáveis para merenda escolar e fornecimento a asilos.

Outra área que ganha destaque entre as propostas de Requião é a segurança pública, cuja meta essencial será a prevenção. Será restaurado o Policiamento Ostensivo Volante, os módulos policiais móveis, a Patrulha Comunitária Escolar e a Patrulha Comunitária Rural. “Queremos uma polícia fundamentalmente preventiva, e não repressiva, com policiais bem treinados e bem remunerados. Vamos abandonar de vez a visão de uma segurança pública e de uma polícia que tenham a repressão como eixo de suas ações”, afirmam os candidatos no Plano de Governo.

TIME DO LULA: conheça os candidatos e candidatas do Time do Lula no Paraná

Para deputado e deputada federal, o PT concorre com 16 candidatos e 8 candidatas, que disputam as 30 vagas destinadas ao Paraná na Câmara dos Deputados. Já para a Assembleia Legislativa, são 42 candidaturas, das quais 18 mulheres. A Assembleia do Paraná possui 54 cadeiras.

Confira abaixo a lista completa com nomes e números dos candidatos e candidatas do Time do Lula no Estado do Paraná:

TIME DO LULA NO PARANÁ

Cola Paraná

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast