Resolução da Comissão Executiva Nacional: ‘Com o povo, contra Bolsonaro e contra o racismo’
Em nota oficial, o PT E deixa claro que democracia é real quando inclui o povo e seus direitos: vida digna, emprego protegido pela lei, educação de qualidade, saúde, habitação, seguridade social, pleno acesso à cultura e à arte. Este é o papel histórico do PT.
Publicado em
A luta do povo brasileiro contra Bolsonaro e seu governo ganhou novo impulso com as recentes manifestações de rua, que somaram a bandeira do antifascismo aos protestos contra o racismo, pelo impeachment, pela vida e pela democracia.
Realizados pacificamente e procurando respeitar as recomendações da OMS contra a pandemia, estes protestos retomaram, para o campo democrático e popular, as ruas até́ então ocupadas pelos fascistas e suas milícias.
O PT foi solidário e defendeu o direito de manifestação, garantido pela Constituição, contra a repressão policial e os que tentam intimidar a população em seus protestos. Nossa militância contribuiu para a proteção dos manifestantes, distribuindo máscaras e orientando contra provocações.
Neste momento em que a sociedade grita de todas as formas possíveis “Fora Bolsonaro”, e em que atos contra o fascismo e o racismo ocorrem em tantos países, o PT estará́ mais uma vez presente na luta, junto com o povo, respeitando as recomendações da OMS e preservando os que fazem parte dos grupos de risco.
Enfrentar o fascismo é enfrentar o racismo estrutural. No Brasil, nos Estados Unidos e em todo o mundo, as lutas dos trabalhadores, do povo negro, das mulheres e das pessoas LGBTI são indissociáveis.
Saudamos todas as iniciativas que ampliam o movimento “Fora Bolsonaro”, sejam os manifestos, atos públicos, manifestações ou pronunciamentos em defesa da democracia.
E deixamos claro que a democracia é real quando inclui o povo e seus direitos: vida digna, emprego protegido pela lei, educação de qualidade, saúde, habitação, seguridade social, pleno acesso à cultura e à arte. Este é o papel histórico do PT.
Vamos resistir à escalada fascista e exigir que o presidente da Câmara tire da gaveta o pedido coletivo de impeachment de Bolsonaro apresentado em 21 de maio por sete partidos, 53 renomados juristas e mais de 400 entidades.
BASTA DE RACISMO!
FORA BOLSONARO E SEU GOVERNO!
IMPEACHMENT JÁ COM NOVAS ELEIÇÕES!
Brasília, 09 de junho de 2020.
Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores
RESOLUÇÃO CEN – PT 09 JUNHO 2020