Responsável por ação violenta no Paraná pede exoneração

A agressão da Polícia Militar deixou mais de 200 servidores feridos

(Foto: Osvaldo Ribeiro/ Sesp)

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Fernando Franscichini, pediu exoneração do cargo nesta sexta-feira (8).

Francischini será substituído por Wagner Mesquita, delegado da Polícia Federal e ex-coordenador da Área de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do estado.

O secretário coordenou a ação violência da Polícia Militar contra professores que protestavam contra o projeto do governador Beto Richa (PSDB) que altera o fundo de pensão dos servidores. Enquanto o texto era votado pela Assembleia Legislativa, no dia 29 de abril, do lado de fora, a repressão da PM deixava mais de 200 professores eram feridos.

No pedido de exoneração, Francischini se diz responsável  pela atuação policial nas últimas operações. Porém, disse continuar “defendendo uma apuração rigorosa” da polícia e do Ministério Público sobre o caso.

Na quarta-feira (6), o comandante-geral da Polícia Militar, César Vinícius Kogut, disse em uma carta destinada ao governador, que Francischini participou do planejamento da operação que terminou em confronto. Kogut afirmou que a operação foi aprovada pela Secretaria de Segurança Pública e Administração e que Francischini sabia das consequências da ação.

No dia seguinte, Kogut entregou o cargo e o coronel Carlos Alberto Bührer Moreira, chefe do Estado Maior da PM, assumirá suas funções. Um dia antes, o secretário de Educação, Fernando Xavier, também pediu demissão e foi substituído pela superintendente da pasta, a professora Ana Seres Trento Comim.

Da Redação, da Agência PT de Notícias