Revista Focus Brasil: é hora de regular as Big Techs

Na edição de número 85 da Focus Brasil, o alerta de Lula nas Nações Unidas para o papel dos conglomerados de tecnologia e os riscos para a democracia em todo o mundo. Acesse a edição na íntegra

A nova edição da Focus Brasil, nº 85, já está disponível

A necessidade de uma regulação das chamadas Big Techs, que controlam conglomerados de tecnologia é tema de capa da mais nova edição da revista Focus Brasil, já disponível no site da Fundação Perseu Abramo. Segundo reportagem assinada por Bia Abramo, “em carta apresentada na Conferência Global da Unesco, Lula pediu à comunidade internacional equilíbrio entre a liberdade de expressão e garantia do direito coletivo à informação confiável”.

“A comunidade internacional precisa, desde já, trabalhar para dar respostas efetivas a essa questão desafiadora de nosso tempo. Precisamos de equilíbrio. De um lado, é necessário garantir o exercício da liberdade de expressão individual, que é um direito humano fundamental. De outro lado, precisamos assegurar um direito coletivo: o direito de a sociedade receber informações confiáveis, e não a mentira e a desinformação”, aponta o documento do governo brasileiro.

A revista traz ainda uma entrevista com o professor e pesquisador da USP, Paulo Artaxo, integrante do painel de cientistas da ONU que investiga as mudanças climáticas, o IPCC. Segundo Artaxo, “o Brasil está no caminho certo de transformar o nosso sistema energético e toda a economia em uma economia verde muito mais moderna, não predatória dos nossos recursos naturais e muito mais eficiente no uso de energia e dos recursos naturais do Brasil como um todo”.

Ainda nesta edição, a denúncia de que Bolsonaro cortou verbas de prevenção e mitigação dos efeitos dos desastres naturais e o aniversário de um ano da Guerra da Ucrânia, conflito sobre o qual o Brasil se apresenta como mediador.

Acesse a edição completa aqui.

Da Redação, com FPA