Ribeirão Preto ganha mais um comitê popular

Em ato cultural, representantes de partidos de esquerda e de movimentos sociais transformaram a sede do PT em mais um comitê em defesa da democracia

Comitê da Macro zonal de Ribeirão Preto

Em Ribeirão Preto (SP) a sede do PT municipal foi transformada em um novo comitê neste sábado (13), Dia Nacional de Mobilização. Estiveram presentes mais de 50 militantes petistas e de outros partidos como PCO, PCdoB, sindicalistas e movimentos sociais.

O evento contou com a presença dos músicos Márcio Coelho e Ana Favaretto, que fizeram do ato político também um ato cultural e festivo.

Os discursos deixaram claro a importância da luta em defesa da democracia e de Lula diante do quadro de perseguição política contra o ex-presidente feita por setores do judiciário apoiados na mídia hegemônica.

“Defender Lula diante de um processo de condenação sem provas, cujo objetivo é retirá-lo à força do processo eleitoral, é também defender a democracia e os direitos contra um golpe que avança desde 2016 e que ameaça o Estado de Direito e a própria soberania do país” afirmou Ricardo Jimenez, vice-presidente do PT de Ribeirão Preto.

“Lula é o símbolo maior da luta antigolpista que se dá em defesa dos direitos do trabalhador, que estão sendo cassados pelo golpe, e contra o avanço neoliberal que ameaça a soberania e a democracia”, afirmou Raphael Trena do PCO.

Ao som de Márcio Coelho e Ana Favaretto, os presentes puderam relembrar o histórico jingle de Lula e fortalecer a resistência necessária para as batalhas deste ano.

“Nós precisamos compreender que o golpe não persegue apenas o PT e Lula, mas também ameaça todo o campo progressista e de esquerda. Nós precisamos ir às ruas e levar nossa mensagem de resistência e luta para a população”, afirmou Gabrielle Van Pelt do PCdoB e da UJS.

O Secretário Sindical do PT de Ribeirão Preto, Edson Arantes, informou que haverá caravana no dia 24 para São Paulo, onde um ato na Paulista contará com a presença de Lula. “E nós também temos que efetuar ações de rua e nas mídias sociais de hoje até o dia 24”, informou Edson.

O Diretor estadual da Apeoesp, Fábio Sardinha, lembrou que a Apeoesp fará mobilizações em defesa de Lula e dos direitos dias 18 e 19 em São Paulo. “Todo o movimento progressista precisa compreender que a luta por Lula hoje é a luta em defesa da democracia e em defesa dos direitos do povo contra o golpe. Vamos lutar para ampliar essa frente antigolpista”, disse Sardinha.

Comitês Populares

Os Comitês Populares em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser candidato à Presidência da República são uma articulação com o objetivo de envolver os movimentos sociais, populares, sindicais, artistas, sociedade civil e toda militância petista, assim como os partidos do campo democrático e popular.

“Desde o golpe sofrido após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, é preciso organizar a classe trabalhadora e setores médios da sociedade para a manutenção do processo democrático”, define a presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann.

Da Redação da Agência PT de Notícias com PT de Ribeirão Preto

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast