RJ recebe 12ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa no domingo (15)

Evento, cuja proposta é reunir todos os segmentos religiosos em busca da fortalecimento das lutas em prol da tolerância no Brasil, volta a ser realizado no Rio de Janeiro

Divulgação

Desde a sua primeira edição, ocorrida em 21 de setembro de 2008, a Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa tem se firmado como uma das mais plurais manifestações de combate à intolerância no Brasil.  Passada mais de uma década, o evento volta a tomar as ruas do Rio de Janeiro, neste domingo (15), para novamente unir forças e propor o diálogo, medidas tão raras num momento em que a cultura de ódio se transformou em política de Estado. 

A 12ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa partirá em marcha pela orla de Copacabana com, além dos devotos das mais variadas vertentes, as presenças até então inéditas de lideranças religiosas internacionais: os pastores americanos Dr Keith Jennings, Rev Timothy Mcdonald III e Drª Charlene Sinclair – com uma perspectiva cristã sobre a ótica das lutas antirracista nas Américas. Também com Arabá Agbaye Olu Isese de Ilè Ifè (Sacerdote supremo de Ifá na Nigéria). Contará mais uma vez com o Babalawô Jokotoye Awolade Bankole – High Chief Prist of Ífá (Adifala Temple Ogbomosho Nigeria).

Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa

A iniciativa foi criada pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) e pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) e chegou a reunir mais 180 mil pessoas numa única edição. Neste ano, a expectativa também é de grande público, sobretudo porque o desgoverno de Jair Bolsonaro tem transformado a cultura de ódio em política de estado.

“A conjuntura atual, diante do discurso de ódio e a perseguição sendo feita por autoridades e lideranças políticas, a Caminhada ganha contornos maiores. Embora a perseguição sempre tenha existido, hoje ela está exposta porque ganhou representantes dentro do próprio governo”, explica o professor Doutor Babalawô Ivanir dos Santos, um dos mentores do evento.

O secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT, Martvs Chagas, lembra que a caminhada terá como um dos temas a Natureza Sagrada, “num momento em que a Amazônia deixou de ser prioridade do governo e a terra tem sido entregue aos interesses dos grileiros, da bancada ruralista. É uma oportunidade de nós aglutinarmos forças para evitar novos retrocessos”.

Serviço:

12ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa
Dia 15 de setembro, na Orla de Copacabana
Café da manhã, no CIB – Clube Israelita Brasileiro, para liderança religiosas e convidados.
Concentração marcada para às 11h no Posto 6 / Saída às 13h, rumo à Praça do Lidoc

Da Redação da Agência PT de Notícias

 

A Caminhadda vai ter como um dos temas a natureza sagrada num momento em que a gente percebe a cada dia mais e mais

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast