RN: PT comemora 34 anos com presença de Vicentinho nesta sexta-feira

O líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP), fará uma visita ao Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (14) para participar das comemorações dos 34 anos do PT.

O deputado que é ex-presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores) cumprirá agendas em Natal e em Acari, cidade onde nasceu.
Na ocasião haverá uma coletiva de imprensa com Vicentinho que será realizada às 15h30, do dia 14 de fevereiro (sexta-feira), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
Sexta-Feira – 14 de fevereiro
15:30 – Coletiva de Imprensa (AL/RN)
16:00 – Debate – PT 34 anos / Tarefas e desafios de um governos progressista (AL/RN)
18:00 – Reunião com PDT (Sedo do PDT)
Domingo – 16 de fevereiro
09:00 – Aniversário do PT em Acari
(Assessoria de Comunicação do PT-RN )
Saiba mais sobre Vicentinho
Trabalhador rural e minerador, Vicentinho saiu de Acari/RN, para trabalhar, assim como Lula, na indústria metalúrgica em São Paulo, onde logo começou a se destacar como liderança dos trabalhadores. Sua trajetória em defesa dos direitos dos trabalhadores o levou à Câmara Federal, onde exerce seu terceiro mandato, assumindo a liderança do PT na legislatura de 2014.
Em 1981, Jair Meneguelli é eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, tendo Vicentinho como vice-presidente. Em seguida, Meneguelli participa da fundação da CUT e a preside. Vicentinho torna-se presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Entre 1994 e 2000, continuando sua combativa atuação sindical, assumiu a presidência da CUT. Logo no início de seu mandato realizou uma marcha de São Paulo a Aparecida para chamar a atenção e para a discriminação racial. Com isso trouxe o movimento sindical para assumir definitivamente a bandeira empunhada pelo movimento negro brasileiro. Na gestão da CUT Vicentinho liderou a resistência ao neoliberalismo, que teve seu ápice no Governo FHC, quando impôs a sociedade brasileira a privatização das maiores e mais rentáveis empresas públicas do país. Outra importante ação de Vicentinho foi, em 1997, fundar o Instituto Sindical Interamericano Pela Igualdade Racial no Trabalho do qual foi presidente.
A atuação de Vicentinho como um porta-voz da sociedade é demonstrada pelos projetos apresentados e aprovados na Câmara. Destacamos o PL 3452/12 que regulamentou o reconhecimento e a demarcação das terras ocupadas por remanescentes de comunidades quilombolas – descendentes de indivíduos que resistiram ao regime de escravidão. Os primeiros documentos de posse dessas terras foram entregues em 2009, pelo presidente Lula em cerimônia oficial e emocionante no Palácio do Planalto. A batalha contra o PL 4330, da terceirização é outra demonstração do compromisso deste deputado federal que cumpre com louvor a missão de defender os trabalhadores, reconhecendo-os como os mais importantes produtores das riquezas do nosso país. Luta pelo desenvolvimento sustentável, com ênfase na defesa do meio-ambiente e da cultura e contra todos os tipos de discriminação, alertando que essas questões representam a garantia de nossa sobrevivência, nossa identidade e nossa unidade enquanto sociedade brasileira.
Como reconhecimento pelo trabalho no Congresso Nacional Vicentinho foi eleito como um dos dez melhores parlamentares do Brasil entre os 513 que compõem a Câmara Federal. O petista ocupou a oitava posição no Prêmio Congresso em Foco 2012. Em uma votação setorizada, em que o deputado é avaliado em áreas de maior atuação, Vicentinho ficou em sexto lugar entre os que trabalham em defesa da Previdência Social e dos servidores públicos.