Roberto Jefferson é preso pela PF acusado de integrar milícia digital

Prisão preventiva foi determinada pelo ministro do Supremo, Alexandre de Moraes, que investiga grupo promotor de ações antidemocráticas em redes sociais

O ex-deputado e presidente do PTB, Roberto Jefferson, foi preso pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (13), conforme determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O pedido de prisão do ex-deputado e aliado de primeira hora de Jair Bolsonaro foi feito pela própria Polícia Federal, motivado pelo inquérito que investiga uma suposta organização criminosa digital que atua para desestabilizar a democracia divulgando mentiras e atacando ministros do Supremo e as instituições do país.

De acordo com a decisão proferida por Moraes, Roberto Jefferson “faz parte do núcleo político” que visa “desestabilizar instituições republicanas”, fazendo uso de uma “rede virtual de apoiadores que atuam de forma sistemática, para criar ou compartilhar mensagens que tenham por mote final a derrubada da estrutura democrática e o Estado de Direito no Brasil“.

“A reiteração dessas condutas, por parte de Roberto Jefferson Monteiro Francisco, revela-se gravíssima, pois atentatória ao Estado Democrático de Direito e às suas Instituições republicanas. A Constituição Federal não permite a propagação de ideias contrárias à ordem constitucional e ao Estado Democrático, nem tampouco a realização de manifestações nas redes sociais visando ao rompimento do Estado de Direito, com a extinção das cláusulas pétreas constitucionais – Separação de Poderes, com a consequente instalação do arbítrio”, afirma o ministro em sua decisão.

O ministro, que relata com detalhes entrevistas, postagens escritas e vídeos distribuídos pelo ex-deputado, enfatiza que as manifestações, discursos de ódio e homofóbicos e a incitação à violência não se dirigiram somente a diversos Ministros do STF, “chamados pelos mais absurdos nomes, ofendidos pelas mais abjetas declarações, mas também se destinaram a corroer as estruturas do regime democrático e a estrutura do Estado de Direito”.

Moraes reitera que Jefferson por diversas vezes pleiteou o fechamento do STF, a cassação imediata de todos os seus ministros para acabar com a independência do Poder Judiciário, além de incitar a violência física contra os membros da corte.

Além da prisão, Alexandre de Moraes também determinou o bloqueio de conteúdo postado por Jefferson nas redes sociais, a apreensão de armas e munições, além de computadores, tablets, celulares e outros dispositivos eletrônicos.

Em um dos seus vídeos recentes, Roberto Jefferson aparece empunhando e  engatilhando um rifle enquanto entoa os versos do samba enredo de 1989 da Imperatriz Leopoldinense: “Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós”. Nas redes sociais desta sexta-feira, essa performance de gangster bolsonarista do ex-deputado virou o alvo predileto dos internautas.

Da Redação, com agências

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast