Rubens Otoni: PAC vai abrir novas oportunidades de investimentos em Goiás

Em entrevista ao Jornal PT Brasil, deputado do PT-GO destacou investimentos em ferrovias, rodovias , saneamento básico e moradia no estado, através do Novo PAC

Reprodução

Deputado Rubens Otoni (PT-GO) é vice-presidência da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura - Câmara Temática de Mobilidade Urbana

O programa Jornal PT Brasil, da TvPT, entrevistou nesta sexta-feira (29) o deputado federal Rubens Otoni, do PT de Goiás, sobre os investimentos e ações do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em seu estado.

Lançado pelo presidente Lula em 11 de agosto para o Brasil crescer de forma sustentável, o Novo PAC vai investir R$ 1,7 trilhão nos próximos quatro anos e deve gerar cerca de 4 milhões de empregos, beneficiando todos os estados e o Distrito Federal, sem exceção.  Em Goiás, o Novo PAC vai investir R$ 98,5 bilhões em obras e ações efetivas que irão impactar positivamente o desenvolvimento econômico e social do estado.

Na entrevista , Rubens Otoni destacou a atenção dada pelo presidente Lula ao estado, repetindo o que ele já havia feito em seus dois mandatos presidenciais anteriores, assim como o da presidenta Dilma.

“Goiás é um dos estados privilegiados nesta proposta inicial do Novo PAC. Isto é muito importante para o desenvolvimento do nosso estado porque no último período não tivemos o apoio do governo federal, ao contrário dos governos anteriores do presidente Lula e da presidente Dilma, quando Goiás recebeu recursos importantes em investimentos nas áreas de ferrovias, rodovias, moradias , saneamento”, comentou.

“O novo PAC chega com uma visão importante, renovada, com uma nova mentalidade do ponto de vista ambiental, de uma nova visão de sustentabilidade, que para um estado como o de Goiás, que está na linha de desenvolvimento principal do país, é fundamental”, explicou o deputado. “Então, temos uma expectativa muito positiva de receber recursos e investimentos em diversas áreas de atuação para que nosso estado possa se manter e garantir sua sustentabilidade no caminho do desenvolvimento social e econômico”, destacou Otoni.

O parlamentar destacou o caráter republicano do programa e do governo atual. “O presidente Lula está provando na prática a sua visão determinada de servir ao país, independentemente de posição política, diferenças partidárias ou disputas eleitorais. Goiás é um exemplo disso. A escolha das obras prioritárias foi feita através de um diálogo direto com os gestores estaduais e municipais”, afirmou.

Novas oportunidades de investimentos

O deputado do PT goiano enfatizou durante entrevista ao programa da TvPT os investimentos que serão feitos “na área da habitação, através do programa Minha Casa, Minha Vida e a grande demanda em Goiás na área de saneamento básico, que o Novo PAC prevê, e também na área de mobilidade urbana, obras rodoviárias tanto na Região Metropolitana do Distrito Federal com o BRT com investimentos de mais de R$ 1 bilhão”.

Ele também citou obras importantes de rodovias como a da BR 080, que vai possibilitar o desenvolvimento de Goiás abrindo um novo eixo de atração de recursos ligando o Mato Grosso e também a ferrovia Leste-Oeste. “Já no primeiro governo do presidente Lula e, depois no da presidente Dilma, nós tivemos a oportunidade de ter a ferrovia Norte-Sul cortando o nosso estado, partindo lá do porto de Itaqui, no Maranhão, chegando ao porto de Santos”, lembrou.

Rubens Otoni informou que a ferrovia Leste-Oeste sairá do litoral da Bahia, atravessando Goiás, cortando a ferrovia Norte-Sul e chegando ao Mato Grosso. “Com toda certeza isso abrirá novas oportunidades de investimentos, geração de empregos e de renda e melhorará a qualidade de vida da nossa população”, ressaltou.

MAPA DE OBRAS: clique aqui e veja quais obras serão executadas nos estados

Ação do mandato

Rubens Otoni lembrou o lançamento nesta semana da sequência do programa, o PAC Seleções, que permitirá, durante um mês, a todos os municípios, através de seus prefeitos/as, fazer a inscrição de projetos importantes para as suas cidades. São recursos de quase R$ 200 bilhões que serão destinados aos municípios brasileiros.

Com relação à participação das bancadas federais na indicação de investimentos, que também é uma das novidades da nova edição do PAC, o deputado afirmou que o seu mandato fica muito à vontade com essa novidade porque sempre trabalhou ouvindo as regiões do estado e buscando formas de contribuir para o desenvolvimento regional.

“Nosso mandato também estará atento para ajudar na busca dessas demandas que atendem às áreas da saúde, educação, na área da mobilidade urbana, principalmente, que têm um trabalho eficaz na Câmara dos Deputados”, garantiu Otoni. “Sou o coordenador da Câmara de Mobilidade dentro da Frente de Infraestrutura e Logística, então temos essa preocupação de monitorar uma área, mas acima de tudo os investimentos que possam garantir o desenvolvimento social e econômico do nosso estado”, concluiu.