Rui Falcão: Diretório Nacional do PT unifica ainda mais o partido

Presidente do partido rechaça previsão da mídia monopolizada de “uma grande cisão” na legenda. “Como se dizia antigamente, deram com os burros n’água”, diz Rui

6º Congresso Nacional do PT

Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

A torcida do contra foi grande, mas não adiantou. Bem que ela foi engrossada pela mídia monopolizada, que transformou a recente reunião do Diretório Nacional do PT, nos dias 10 e 11 da semana passada, numa espécie de Armagedon do partido. Previu uma grande cisão, seguida de uma debandada maior ainda, anunciando que o bate-boca entre as tendências acarretaria um esfacelamento após o que o PT viraria um espectro político, um quase moribundo na política nacional.

Como se dizia antigamente, deram com os burros n’água. Isto porque, embora os debates fossem calorosos – o que, felizmente, é sinal de vitalidade –, saímos da reunião mais unidos do que entramos.

O Congresso, afinal, foi convocado oficialmente para os dias 8, 9, e 10 de abril vindouros, com escolha de delegados pela base, apesar de divergências sobre a forma do Congresso/PED municipal.

Instrumento de reorganização, renovação, revitalização e retificação de nossas práticas internas, mas também de nossas relações com a sociedade, o 6o. Congresso será aberto à participação de movimentos, estudantes, intelectuais, jovens, militantes de esquerda, simpatizantes, democratas.

O lançamento público está marcado para dia 8 de dezembro, mas os debates estão abertos, a Comissão de Teses já está trabalhando e a pauta é ampla, para atualizar nosso programa, nossa estratégia e tática, nossas formas de organização e um balanço da trajetória do PT e dos nossos governos.

Rui Falcão é presidente nacional do PT