Ruínas de São Miguel das Missões são símbolo de resistência

Sítio arqueológico construído a partir do século 17 no interior do Rio Grande do Sul será um dos locais a receber a quarta etapa de Lula pelo Brasil

Divulgação/Prefeitura de São Miguel (RS)

Vista aérea das Ruínas de São Miguel das Missões

Mesmo à distância, as construções barrocas, erguidas com pedra e barro, bastam para revelar a palavra que tem sido durante séculos a que melhor simboliza a história do sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo (RS): resistência.

Não por acaso, o local foi um dos escolhidos para receber Lula pelo Brasil. Na próxima quinta-feira (22), o local receberá uma visita do ex-presidente, que percorre os três estados do sul do país neste mês de março.

Hoje um dos pontos turísticos mais visitados do interior gaúcho (fica a quase 500 Km da capital Porto Alegre) o sítio que fez parte dos Sete Povos das Missões, construído para atender e proteger as reduções dos padres jesuítas a partir de 1687 e sobreviveu após passar pelas mais variadas formas de ataque.

Popularmente conhecido como Ruínas de São Miguel das Missões, já foi marco de desenvolvimento, motivo de perseguição dos bandeirantes por abrigar o povo indígena Mbyá-Guarani, e estopim de uma guerra entre portugueses e espanhóis numa época em que os dois países europeus disputavam a demarcação de terras nas Américas. Quando já havia sido abandonada, ainda sofria saques, furtos e depredações.

Embora pouco tenha restado, o local hoje é motivo de grande devoção por parte de religiosos, historiadores e turistas graças a uma série de ações criadas para garantir a sua sobrevivência. A primeira delas foi o tombamento realizado em 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Depois, somente em 1983, o sítio entrou para a lista d de Patrimônio Mundial da Unesco.

São Miguel das Missões também foi uma das beneficiadas pela PAC das Cidades Históricas, criada em 2013 durante o governo de Dilma Rousseff, numa iniciativa até então inédita na história das políticas de preservação no Brasil.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Sul do país, em março, é a quarta etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes. No segundo semestre de 2017, Lula percorreu todos os estados do nordeste, o norte de Minas Gerais, o Espírito Santo e o Rio de Janeiro.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast