Sambistas divulgam manifesto contra o golpe

No documento, artistas como Teresa Cristina e Rogerio Familia classificam a abertura do processo de impeachment contra Dilma como “golpe”

Um grupo de sambistas divulgou, nesta quarta-feira (9), um manifesto contra o pedido de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. No documento, eles classificam a abertura do processo como “golpe”.

“Golpe, porque Dilma não cometeu nenhum crime de responsabilidade, e não tem nenhuma prova de corrupção em seu nome. O pedido de impeachment é baseado em metas fiscais anteriores, e por isso não é legal”, diz o grupo.

O texto é assinado por artistas como Teresa Cristina, Rogério Família, Yasmin Alves, entre outros.

Leia o documento, na íntegra:

“Manifesto dos Sambistas Contra o Golpe

As conquistas democráticas no Brasil desde o fim da ditadura militar vêm sendo ameaçadas. O pedido de impeachment à presidenta Dilma Rousseff deu início a um processo de golpe de Estado no nosso país.

Golpe, porque Dilma não cometeu nenhum crime de responsabilidade, e não tem nenhuma prova de corrupção em seu nome. O pedido de impeachment é baseado em metas fiscais anteriores, e por isso não é legal.

Na verdade, o que está em jogo nesse momento é o projeto que reduziu desigualdades, tirou o Brasil do mapa da fome da ONU e levou avanços importantes para a vida dos brasileiros. Dentre eles, a entrada da classe trabalhadora na universidade, o aumento real do salário mínimo, a energia elétrica e o Bolsa Família.

Vivemos um momento difícil provocado por uma crise econômica mundial, que só será superada com a retomada do crescimento. As políticas de arrocho salarial, privatizações e sucateamento dos serviços públicos, defendidas pela oposição, não são o caminho para um Brasil justo e democrático.

Recentemente, em entrevista à Folha de São Paulo, a cantora Beth Carvalho se posicionou dizendo: “O samba é mais de esquerda, é o povo. Nelson Sargento é de esquerda, Cartola também era”.

O samba é o gênero que representa a alegria e a indignação do povo brasileiro. De Paulo da Portela a Martinho da Vila, de Zé Kéti a Noca da Portela, foram muitos os baluartes que fizeram história se posicionando politicamente e enfrentando uma luta contra preconceitos étnicos e sociais, em defesa da cultura popular. A luta do samba sempre esteve junto à luta do povo trabalhador.

O posicionamento político dos sambistas deve permanecer vigente! É hora de ir às ruas e construir uma frente ampla em defesa da democracia. Não vamos aceitar outra tentativa de golpe! Estamos lado a lado ao projeto democrático e popular. E vamos defender: Dilma Fica!

Assinam esse manifesto:

Tantinho da Mangueira
Marquinhos Chyna
Zé Luiz do Imperio Serrano
Teresa Cristina
Dorina
Paulo César Figueredo
Marcelo Pizzott
Nelci Pelé
Marina Iris
Gabriel Cavalcante
Rogerio Familia
Luciano Bom Cabelo
Yasmin Alves
Rodrigo Carvalho”

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast