São Paulo registra 36% menos acidentes e 8% mais mobilidade nas marginais

Redução da velocidade máxima para 50 km/h e 70 km/h nos corredores de transporte da capital paulista elimina mais de um terço de ocorrências com vítimas

De cada cem acidentes com vítimas registrados em 2014 nas marginais Tietê e Pinheiros, em São Paulo, 36 foram eliminados das estatísticas oficiais relativas às últimas oito semanas, de 20 de julho a 13 de setembro, deste ano.

Foram 220 acidentes com vítimas no ano passado e 140 no mesmo período de agora, ou 80 ocorrências a menos. Outro avanço registrado pela medida é a redução da lentidão em 8% naqueles corredores de trânsito.

Esses são os resultados mais palpáveis do projeto de pacificação do trânsito em São Paulo, que reduziu a velocidade máxima de duas das principais vias expressas da capital paulista – as marginais Tietê e Pinheiros.

Contestados inicialmente, os resultados dos novos limites de velocidade propostos pelo Programa de Proteção à Vida (PPV) comprovam o argumento da redução da violência defendido desde o início pelo prefeito Fernando Haddad (PT-SP).

Os dados foram anunciados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) paulistana em seu portal na internet, na quarta-feira (16). O cenário de acidentes com vítimas nas marginais Tietê e Pinheiros representa hoje 64% do que era no mesmo período de 2014. Mais de um terço deles foram eliminados.

“Os acidentes com vítimas (mortos e feridos) nas marginais caíram 36% em relação ao mesmo período de 2014. O número de ocorrências passou de 220 para 140. A extensão da lentidão nas duas Marginais teve redução média de 8% em relação a 2014. A maior queda, de 14%, se deu no pico da tarde – passou de 47,7 quilômetros para 40,9 quilômetros”, sintetizou, em nota, o autor do levantamento.

“No pico da manhã, a queda foi de 11%, de 21,8 quilômetros para 19,4 quilômetros. Na cidade inteira, a redução média do congestionamento foi de 6%, com destaque para o pico da tarde, cuja extensão passou de 124,4 quilômetros para 104,8 quilômetros”, prosseguiu o esclarecimento.

Houve queda de 21% também no número de acidentes sem vítimas nas marginais, segundo o relatório da CET: foram 414 agora, contra 523 no mesmo período do ano anterior.

“As motocicletas participaram de 81% dos acidentes com vítimas registrados nas duas marginais entre 20 de julho e 13 de setembro deste ano. Mesmo na pista expressa da Tietê, onde o trânsito de motos é proibido, elas se envolveram em 69% das ocorrências”, destaca a nota, ao lembrar que desde o último dia 10 (quinta-feira) elas não escapam aos radares portáteis da Guarda Civil Metropolitana. (GCM).

Entre 50 e 70 – O PPV teve início em 2013 e já no ano seguinte, a redução do limite de velocidade alcançou 61 km de ruas e avenidas. A máxima permitida nas marginais Tietê e Pinheiros foi reduzida de 90 km/h para 70 km/h, para carros; e de 70 km/h para 60 km/h, para caminhões que trafegam pela pista expressa.

Nas pistas locais, a redução foi de 70 km/h para 50 km/h e, na faixa central da Tietê, caiu de 70 km/h para 60 km/h. “Em 2014, 73 pessoas morreram em colisões e atropelamentos nas duas vias”, informou a CET.

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast