Sebrae e Prefeitura de Juazeiro discutem ações na área da Economia Criativa
Um dos temas discutidos na reunião foi o Projeto de Economia Criativa do Sebrae na Região Nordeste
Publicado em
O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo se reuniu nesta terça-feira (12) com secretários da Prefeitura de Juazeiro do Norte com o intuito de discutir a realização de ações voltadas para o fortalecimento dos empreendedores da área da economia criativa no município. O encontro contou com a presença da articuladora do Sebrae no Cariri, Tânia Porto, da analista da instituição, Helena Oliveira e dos secretários municipais de Turismo e Romaria, Junior Feitosa, de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo e de Cultura, Renato Fernandes.
Um dos temas discutidos na reunião foi o Projeto de Economia Criativa do Sebrae na Região Nordeste. De acordo com Cartaxo, pelo projeto, cada estado terá a prerrogativa de trabalhar as experiências em seus territórios criativos e que por isso é importante o alinhamento com as iniciativas municipais nesta área. Ainda na área da Economia Criativa, o superintendente do Sebrae falou sobre as parcerias da instituição com o British Council (Conselho Britânico) e com a Fundação Getúlio Vargas.
A primeira faz parte do programa DICE- Developing Inclusive and Creative Economies do programa do British Council que apoia o desenvolvimento de economia criativa e negócios sociais no Reino Unido e em países como o Brasil, Egito, Indonésia, Paquistão e África do Sul. A ação envolve treinamento de ponta, formação de redes e mentores, apoio à inovação, fortalecimento de instituições e de agentes multiplicadores e outras ações que ajudem a criar um ambiente mais propício à economia criativa com impacto social.
Já a parceria com a Fundação Getúlio Vargas visa trabalhar estratégias de estímulo à Economia Criativa em alguns municípios brasileiros. Segundo Cartaxo, a ideia deste encontro com os secretários era no sentido de articular uma parceria com a Prefeitura de Juazeiro do Norte e com os empreendedores criativos do município em torno de um programa municipal de Negócios Criativos, envolvendo cultura, turismo e inovação. De acordo com ele, a criação deste programa estaria conectada com a estratégia de desenvolvimento territorial que vem sendo desenvolvida pelo Sebrae no estado, principalmente no que se refere ao trabalho nos territórios e distritos criativos.
“Juazeiro do Norte tem muitos ativos culturais e turísticos, como a devoção ao Padre Cícero, o artesanato, como o do Mestre Nosa, a xilogravura da Lira Nordestina, os repentistas. Também vem despontando na área da inovação, com a criação da Lei Municipal de Inovação e Smart City (Cidade Inteligente), primeira do país neste sentido. Todos estes e outros elementos fazem da cidade um importante território criativo e, neste cenário, o papel do Sebrae é atuar em parceria com o Poder Público e os empreendedores criativos visando apoiar o surgimento e o desenvolvimento de negócios que possam aproveitar este potencial criativo para gerar emprego e renda para a população local”, afirmou.
Por Agência Sebrae