Secretaria Nacional LGBT do PT completa cinco anos de história

Criada no dia 6 de julho de 2017 na gestão da presidenta do partido, Gleisi Hoffmann, secretaria representa inclusão, respeito, dignidade e garantia de voz ativa na política pelos direitos da população LGBTQIA+

Site do PT

Secretaria Nacional LGBT do PT completa cinco anos de história nesta quarta, dia 6

Parte do legado do Partido dos Trabalhadores (PT), que luta pelos direitos humanos do povo brasileiro e pela valorização da diversidade humana, a criação da Secretaria Nacional LGBT do PT faz parte da transformação de luta contra o preconceito, contra a homofobia e qualquer tipo de violação de direitos contra a população LGBT.

Apesar dos inúmeros retrocessos no desgoverno de Bolsonaro, o PT celebra nesta quarta-feira, 6, os cinco anos da criação de secretaria, que produziu uma nota especial para a data.

Veja também o vídeo da secretária Nacional LGBT do PT, Janaína Oliveira:

Confira a nota, abaixo:

APENAS O COMEÇO DA MUDANÇA DA HISTÓRIA! A NOSSA LUTA AINDA É GRANDE!

 No dia 06 de Julho de 2017, em reunião do diretório nacional, quando o Partido dos Trabalhadores dava posse a sua nova gestão, mais um passo fundamental em prol à inclusão, respeito, dignidade e a garantia de voz ativa na política era dada, a então recém empossada presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffman, e o então ex presidente da República e presidente de honra do PT, Lula, aprovaram juntamente com o todas as forças políticas que fazem parte do partido, a criação da Secretaria Nacional LGBT do PT, colocando assim o partido mais uma vez a frente dos diversos outros, fazendo história, como em 1992 quando foi criado o primeiro núcleo nacional de pessoas LGBT. 

O PT fez questão de colocar em seu organograma estrutural o debate e trazer ele para o campo da formulação política. Alguns anos depois, vibramos com a criação de um assento dedicado em sua Executiva Nacional, a partir da criação da Secretaria. O partido investe diretamente nas políticas internas de acolhimento e garantia de direitos: uso de nome social, identidade de gênero, respeito com todas as orientações sexuais e fomentação da auto organização das pessoas LGBTQIA+. 

Com muito trabalho e muita dedicação, o PT também vê o avanço se dando na política institucional do nosso país, desde 2018 com a criação da secretaria nacional LGBT o debate relativo ao fortalecimento de candidaturas diversas, plurais ganha força aliada à formação política e do incentivo de participação popular nesses espaços institucionais. O centro do debate e de atuação dessa nova instância partidária tem como principal objetivo potencializar as vozes LGBTQIA+. Um dos instrumentos criados para cumprir essa meta foi o projeto nossas cores, constituído em 2018, e aperfeiçoado aos longos dos anos seguintes foi o instrumento para a eleição da maior bancada de pessoas LGBTQIA+ do Brasil nas câmaras municipais, totalizando 34 parlamentares legislativos eleitos em 2020. 

Em 2022, ano em que completamos 5 anos de existência e atuação, nos deparamos com um cenário político nacional muito cruel para todos, todas e todes. Convivemos desde 2018 com a ascensão de um projeto político de extrema-direita, personificado em Jair Bolsonaro e fundado no conservadorismo, machismo, racismo, LGBTIfobia e desmonte de todo o trabalho intersetorial dos governos populares e progressistas dos presidentes Lula e Dilma. 

Num ano tão significativo, tanto para nós, petistas LGBTQIA+, quanto para toda a população brasileira, é necessário neste momento convocar todas, todos e todes para pensar, analisar, lutar e votar com consciência, VOTAR COM ORGULHO, VOTAR LGBTQIA+, para que nossa voz não permaneça restrita e alcance reverberação na sociedade no intuito de transformar e modificar a realidade tão excludente, preconceituosa e violenta.

 Nossa perspectiva é realizar o debate a partir da garantia de direitos, cidadania e igualdade numa construção dialógica que promova a equidade. Por isso mesmo, é fundamental registrar que pessoas LGBTQIA+ compreendendo a urgência e necessidade de um debate qualificado e responsável com a sociedade, se colocaram à disposição do partido em todos os estados da federação e no Distrito Federal, para a construção de espaços políticos inclusivos, plurais e diversos como mecanismo de enfrentamento à violência cotidiana e às mentiras que as pessoas LGBTQIA+ são vítimas. 

A mudança que queremos somente será realizada se houver a ocupação de espaços institucionais e políticos pelas pessoas LGBTQIA+.  

 2022 é o ano da retomada, RETOMADA EM TORNO DE UM BRASIL PARA TODAS, TODOS E TODES, inclusive para TODA POPULAÇÃO LGBTQIA+! Que nossas vozes sejam potentes, que nossas cores possam colorir o cinza de todo o conservadorismo e de todo o preconceito.

 VAMOS JUNTAS, JUNTOS E JUNTES PELO BRASIL!

UM BRASIL QUE O POVO LGBTQIA+ TANTO LUTA E TANTO DESEJA TER!

 Brasília, 06 de Julho de 2022.

 Janaína Oliveira

Secretária Nacional LGBT do PT

Diretório Nacional do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast