Sede da Usiminas, Ipatinga tem história marcada pela luta sindical

Capital do vale do Aço foi vítima de pré-golpe em 63, palco da luta por direitos na década de 80 e foi parte importante importante da construção do PT

Memorial da Democracia

Ato sindical em São Bernardo em 1981.

Em 1979, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Ipatinga, Minas Gerais. Lula era então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, e uma das principais lideranças sindicais do país. E Ipatinga, sede da Usiminas, maior siderúrgica da América Latina, era um polo importante da luta dos trabalhadores.

Lula retornou à cidade em 1983, segundo relata a veredadora Lene Gonçalves. O PT já havia sido fundado e a cidade mineira despontava como um dos principais berços do partido em Minas Gerais.

Na próxima semana, Lula estará de novo na capital do Vale do Aço, como é chamada a região. Será a primeira parada da caravana Lula Pelo Brasil em Minas Gerais. Entre os dias 23 e 30 de outubro, o ex-presidente percorrerá 12 cidades mineiras.

A história de Ipatinga está intrincada com a luta sindical. Em 1963, Ipatinga foi palco de um pré-golpe, conhecendo a violência que seria praxe nos anos de chumbo. Em uma manhã de outubro de 1963, policiais militares dispararam em direção a uma multidão de trabalhadores da Usiminas.

Segundo dados oficiais, sete trabalhadores morreram, e 79 ficaram feridos, mas o número de vítimas pode ter sido bem maior. Os trabalhadores se reuniriam com empresários e autoridades locais para negociações trabalhistas, mas foram surpreendidos com a violência dos policiais. O trauma manteve-se silenciado até pouco tempo, segundo Lene, quando a Comissão da Verdade e pesquisadores começaram a revisitar o episódio.

Na década de 1980, com o surgimento do PT e a redemocratização, o movimento sindical despontou novamente. Desta vez, não só dos trabalhadores da siderúrgica, mas de bancários, professores, químicos, entre outras categorias.

A presença do PT deu uma guinada quando em 1985, lideranças sindicais ligadas ao partido participaram da disputa do sindicato dos metalúrgicos como chapa de oposição. Por conta disso, o líder Chico Ferramenta e outros companheiros foram demitidos da Usiminas. Sua liderança, no entanto, se fortaleceu com o episódio, e o metalúrgico tornou-se o primeiro deputado estadual da região, em 1986. Depois, em 1989, tornou-se prefeito e, segundo Lene, foi responsável por mudar a cara de Ipatinga, e a própria história do PT na cidade. Desde então, a cidade já teve quatro mandatos do PT à frente da prefeitura.

Governo Lula

Lene conta que a cidade teve um avanço qualitativo em todas as políticas sociais durante os governos de Lula e Dilma na Presidência do país. “O primeiro Samu implantado foi em Ipatinga, durante o governo Lula”, lembra ela.

Programas como Bolsa Família, Farmácia Popular, Brasil Sorridente e Minha Casa, Minha Vida também foram essenciais para a melhoria de vida do povo de Ipatinga. “Houve maior geração de emprego, a vida da população melhorou”, conta ela.

Na contramão de todos esses avanços, porém, Ipatinga sofre com a crise econômica e o desemprego. “A cidade vive um momento difícil de queda de arrecadação e de desemprego. As pessoas pedindo dinheiro de porta em porta, coisas que não víamos há muito tempo”, explica.

Segundo Lene, o desemprego e a informalidade aumentaram significativamente. “Há um certo desalento na cidade”, explica.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Minas Gerais, que acontece em outubro, é a segunda etapa do projeto que ainda deve alcançar as demais regiões do Brasil.

Em agosto e setembro, Lula pegou a estrada e percorreu os nove estados nordestinos, visitou inúmeras cidades, ouviu e conversou com o povo.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast