Segurança Pública lança manifesto em defesa da democracia

Trabalhadores da área de segurança pública defendem publicamente a ordem legal constitucional para garantir a soberania popular

Policiais civis e militares, peritos, soldados e agentes penitenciários, entre outros profissionais da Segurança Pública de todo o Brasil divulgaram nesta sexta-feira (15) um documento para mostrar repúdio ao golpe contra a presidenta Dilma Rousseff e para pedir respeito à democracia. “Não podemos admitir o ataque às conquistas e garantias legais obtidas através da luta do povo brasileiro”, diz o abaixo-assinado.

O argumento usado por eles são as manobras de segmentos dominantes da história do Brasil, principalmente quanto a ajustes econômicos e políticos que podem prejudicar trabalhadores – incluindo policiais. “Não defendemos a horda de oportunistas e golpistas que hoje propõem um impeachment da presidente da República Federativa do Brasil”. Os manifestantes lembram que o governo não apresentou motivos concretos para seu impedimento.

“Somos a favor de uma polícia livre das ingerências político-partidárias, que se mantenha aliada aos mandamentos legais e ao interesse popular, e não aos interesses políticos imediatos (…) defendemos, como trabalhadores da área de segurança pública, a manutenção da ordem legal constitucional, na perspectiva da soberania popular. Não vai ter golpe!”, afirmam.

Leia abaixo a íntegra do documento:
“MANIFESTO DOS POLICIAIS ANTIFASCISMO PELA LEGALIDADE DEMOCRÁTICA.

Policiais Antifascismo, reunidos neste espaço democrático de diálogo e pensamento, na contraordem do exercício hegemônico do “fazer” segurança pública, que tem restringido direitos e garantias individuais em nosso país, inclusive dos próprios policiais, vêm manifestar seu repúdio a todas as formas de manobras políticas que ameaçam a ordem constitucional e democrática no Brasil.

Mesmo cônscios do significado e das escolhas que esse governo e seus aliados fizeram em detrimento a vida dos trabalhadores, não podemos admitir o ataque às conquistas e garantias legais obtidas através da luta do povo brasileiro.
Cientes das manobras do atual governo em conluio com históricos segmentos dominantes da história desse país, principalmente no tocante aos ajustes econômicos, políticos e administrativos contra os trabalhadores, incluindo os policiais, não defendemos a horda de oportunistas e golpistas que hoje propõem um impeachment da presidente da República Federativa do Brasil. Os segmentos mais conservadores e retrógrados do país levantam, em parcerias com a grande mídia e grupos empresariais, propostas e fatos escusos e ilegais para destituir o governo que até o momento não apresentou motivos concretos para seu impedimento governamental. Portanto, nada mais claro, para nós policiais antifascistas, que nesse momento é preciso nos manifestar contra essa manobra.

Assim, saímos em defesa da democracia e da justiça. Somos a favor de uma polícia livre das ingerências político-partidárias, que se mantenha aliada aos mandamentos legais e ao interesse popular, e não aos interesses políticos imediatos.
Somos contra a espetacularização das investigações policiais, que contribuem somente para a manipulação política da atividade policial em detrimento das garantias constitucionais da ampla defesa e do contraditório, bem como do princípio da presunção de não culpabilidade.

Enfim, defendemos como trabalhadores da área de segurança pública, a manutenção da ordem legal constitucional, na perspectiva da soberania popular. Não vai ter golpe!

1. Abdael Ambruster – Agente de Seg. Penitenciário/SP
2. Alex Agra – Graduado em Ciências Sociais e Pesquisador da Área de Seg. Publica/BA
3. Aline de Siqueira – Policial Civil/SP
4. Anderson Duarte – 1º Tenente da Polícia Militar/CE
5. Bruno Gilaberte – Delegado de Polícia Civil/RJ
6. Camilo Mercio -Perito Criminal/RS
7. Cláudia Raulino – Agente de Seg. Penitenciária/SP
8. Cleber Borges – Policial Civil / SP
9. Cristiane Lima – Inspetora de Polícia Civil/RJ
10. Denilson Campos Neves – Inspetor de Polícia Civil/BA
11. Edrei Benedito – Soldado da Polícia Militar/BA
12. Fabrício Rosa – Policial Rodoviário Federal/GO
13. George Matos- Capitão da Polícia Militar/BA
14. Heros Henrique – Soldado de Polícia Militar/RN
15. Hildebrando Saraiva – Inspetor de Polícia Civil/RJ
16. Jonatas Wesley Sousa – Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária/SP
17. Leandro César Santos – Investigador de Polícia Civil/MG
18. Leonardo Fontenele – Inspetor de Polícia Civil/CE
19. Leonardo Salgado – Delegado de Polícia Civil/RJ
20. Luciana Rocha – Aluna da Guarda Municipal de Canoas/RS
21. Magnum Bezerra Luciano, Inspetor da Polícia Civil/CE
22. Misael de Sousa Santos – Subtenente do Corpo de Bombeiros/BA
23. Orlando Zaccone – Delegado de Polícia Civil/RJ
24. Pedro Honorato – 1º Tenente da Polícia Militar/AL
25. Pedro Rodrigues Santos Junior – Capitão da Polícia Militar/GO
26. Regiane Michelucci de Souza, Agente de Segurança Penitenciária/ SP
27. Renata Yumi Ono, Escrivã de Polícia Civil/SP
28. Ricardo Matos- Soldado da Polícia Militar /BA
29. Roginaldo Pompeo – Comissário de Polícia/RS
30. Sidney Rodrigues – Inspetor de Polícia / RJ
31. Thiago Nunes da Costa – Escrivão Polícia Civil/ES
32. Walber Andrade- Sargento de Polícia Militar/CE
33. Wladimir Rodrigues Camargo, Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária/SP”

 

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast