“Sem professor não há futuro”: parlamentares defendem papel dos educadores no País

Petistas exaltam o papel transformador dos docentes e enaltecem ações do Governo Lula em defesa da educação

Ricardo Stuckert

Governo Lula lançou a Carteira Nacional do Docente

No plenário da Câmara dos Deputados, parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT) celebraram o Dia do Professor (15 de outubro) exaltando o papel transformador da educação e os esforços do Governo Lula para valorizar a categoria e fortalecer o ensino público no País.

Legado de luta

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) destacou a cerimônia realizada no Rio de Janeiro com o Presidente Lula e o ministro da Educação Camilo Santana, em que foi lançado o decreto que cria a Carteira Nacional Docente, documento que garantirá benefícios e reconhecimento a professores de instituições públicas e privadas. A petista também exaltou o legado de Antonieta de Barros, primeira deputada negra do Brasil e símbolo da luta pela educação.

O deputado federal Luiz Couto (PT-PB) lembrou sua trajetória como professor universitário e afirmou que “sem o magistério não há futuro, ciência nem democracia”. Para o parlamentar, a valorização docente deve ocorrer por meio de políticas concretas: carreira atrativa, formação continuada e condições dignas de trabalho.

Leia mais – Governo Lula anuncia emissão da Carteira Nacional Docente do Brasil

Lula valoriza a educação

O capixaba Helder Salomão (PT), deputado federal e também professor, reforçou o compromisso com a educação pública e lembrou as palavras de Paulo Freire: “A educação é um ato de amor, por isso é um ato de coragem”.

O deputado também enalteceu o esforço do Governo Lula para superar os desafios da área educacional, em muitos projetos, no ensino superior, no ensino médio, no ensino fundamental e na educação infantil. “Muitos projetos importantes estão acontecendo no nosso País, e nós sabemos da importância deles. Especialmente, quero destacar aqui o Pé-de-Meia, um projeto fundamental para os jovens que atuam no ensino médio”. Helder Salomão aproveitou para anunciar o investimento de mais 20 bilhões de em saúde e educação, pelo Presidente Lula.

“A gente mostra o compromisso que tem com a educação quando trabalha por ela”, afirmou o parlamentar.

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) que também é professor de formação, relembra como a educação era um privilégio. “Hoje, o cenário é muito diferente, e essa mudança começou com uma opção política fundamental na Constituição de 1988. A inclusão da educação pública como dever do Estado, da creche à universidade, foi resultado de muita luta”.

O mineiro disse ainda que a direita foi contra esse progresso e para que a educação pública gratuita e de qualidade prevalecesse, foi essencial a atuação de governos progressistas comprometidos com o projeto. “Contar essa história é lembrar que ela foi construída com muita luta dos professores e trabalhadores da educação. O Governo do Presidente Lula foi decisivo para fortalecer esse modelo. Que possamos mantê-lo e continuar ampliando o acesso à educação pública, gratuita e para todos os níveis”.

Leia mais – Com apoio do PT, Câmara avança na pauta educacional e em prol dos professores

Semeadores da transformação

Em nome da nova geração de educadoras, a deputada federal Carol Dartora (PT-PR), professora e mulher negra, afirmou que apesar das dificuldades “nossas professoras e nossos professores seguem firmes, com dedicação, resistência, afeto, transformando vidas todos os dias na sala de aula”. A parlamentar também celebrou a aprovação do PL 672/2025, que estende o piso nacional aos docentes temporários.

“Valorizar o professor é valorizar o futuro, porque a luta por uma educação pública e de qualidade não é apenas sindical, é civilizatória. Não há democracia sem escola e não existe futuro sem professor”, concluiu Carol Dartora.

A deputada federal Ana Paula Lima (PT-SC) parabenizou os professores e professoras pelo seu dia e homenageou Antonieta de Barros, “primeira deputada estadual negra do Brasil, que já em 1948 defendia a criação dessa data em homenagem à educação e aos educadores. “Parabéns a todos os professores e professoras, verdadeiros pilares da nossa sociedade”.

Fortalecendo a educação

Diante da importante data, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) pontuou a intensa semana de trabalho voltada às demandas da pasta da educação. “Criamos e instalamos a PEC da Primeira Infância. Ontem apresentamos um estudo, do qual eu fiz parte, de gestão democrática nas escolas e também de enfrentamento à violência nas escolas, que requer um conjunto de políticas transversais, para que tenhamos um ambiente cada vez mais democrático”.

Pilares da democracia

Já José Airton Cirilo (PT-CE) rememorou sua trajetória escolar e ressaltou que “este dia é consagrado a todos os profissionais da educação, especialmente aos professores e professoras, que se dedicam não só ao aprendizado, mas, sobretudo, à construção de personalidade com formação ética, visão social e, sobretudo, compromisso humanístico com a sociedade”.

Os deputados Valmir Assunção (PT-BA) e Bohn Gass (PT-RS) celebraram o trabalho dos professores e reforçaram que “é graças a estes profissionais que nós fortalecemos também a democracia”.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast