Série Banco Central de Bolsonaro: episódio 3, ‘Endividamento das Famílias’

Na semana em que o Copom se reúne para decidir se mantém taxas de juros abusivas de 13,75%, PT lança novo vídeo para explicar outra herança maldita de Bolsonaro: dívidas e inadimplência. Assista

Site do PT

Efeito dos juros: a inadimplência castiga cerca de 78% das famílias

Já está disponível o 3º episódio da série Banco Central de Bolsonaro: o sabotador da economia. O vídeo, que explica como os juros praticados pela instituição comandada pelo bolsonarista Roberto Campos Neto agravam o endividamento das famílias, chega no momento em que o Comitê de Política Monetária (Copom), se reúne, nesta terça (2) e quarta-feira (3), para decidir se a Selic será mantida no patamar absurdo de 13,75%.

Seja pelo cartão de crédito ou pelo cheque especial, os juros levaram 80% das famílias ao endividamento no ano passado, o maior índice desde 2010. Trata-se de uma herança maldita deixada por Jair Bolsonaro, junto com o achatamento da renda e o aumento da precarização do trabalho. A inadimplência já castiga cerca de 78% das famílias, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

LEIA MAIS: Série Banco Central de Bolsonaro: assista ao episódio 2, ‘Preço do Aluguel’

Os juros do rotativo do cartão de crédito bateram um recorde em fevereiro, 417,43%, o maior índice desde 2017. Nesse patamar, as dívidas nessa modalidade são multiplicadas por cinco no espaço de apenas um ano. De acordo com a Associação Nacional de Executivos (Anefac) uma dívida de R$ 500 no cartão de crédito pode chegar a R$ 2.600 em 12 meses.

ASSISTA AO 1º EPISÓDIO: CARTÃO DE CRÉDITO

ASSISTA AO 2º EPISÓDIO: PREÇO DO ALUGUEL