Série Banco Central de Bolsonaro: assista ao episódio 2, ‘Preço do Aluguel’

Vídeos explicam como o Bacen foi transformado em instrumento para sabotar a economia brasileira. Assista também ao episódio 1, ‘Cartão de crédito’

Imagem: Site do PT

Entenda como os juros do Banco Central impactam no preço do aluguel

Já está disponível o segundo episódio da série Banco Central de Bolsonaro: o sabotador da economia brasileira. O vídeo explica como a política do Banco Central afeta os preços dos alugueis, cujos reajustes atingiram, recentemente, um recorde em 12 anos.

De fevereiro do ano passado ao segundo mês de 2023, o valor pedido para novas locações subiu 17,05%, em média, em 25 cidades brasileiras, de acordo com o Índice FipeZap+. O índice foi puxado pela grande demanda de imóveis para alugar, já que a procura para aquisição da casa própria caiu por causa da Selic.

Já o primeiro vídeo esclarece como os juros de 13,75%, impostos pelo presidente da instituição, Roberto Campos Neto, agravam o endividamento das famílias por meio da modalidade do rotativo do cartão de crédito.

Por causa dos juros anuais de 417,43%, pelo índice de fevereiro, as dívidas nessa modalidade do cartão de crédito são multiplicadas por cinco no espaço de apenas um ano.

De acordo com a Associação Nacional de Executivos (Anefac) uma dívida de R$ 500 no cartão de crédito pode chegar a R$ 2.600 em 12 meses. Agora, pasmem: em cinco anos, com a Selic atual, o débito saltaria para R$ 1,8 milhão, aponta a associação.

Assista ao 1º episódio da série Banco Central de Bolsonaro.