Setoriais do Partido dos Trabalhadores da Paraíba divulga nota de repúdio

A nota foi divulgado após a Câmara Municipal de João Pessoa aprovar título de cidadão pessoense à Silas Malafaia

O Partido dos Trabalhadores historicamente atua no combate a toda e qualquer forma de preconceito, discriminação e opressão, seja de gênero, raça, cor, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, geracional ou de classe.

A luta por uma sociedade mais justa, livre e igualitária, requer nosso compromisso com os movimentos sociais e pautas que atuam na luta pela autonomia, emancipação e direitos dos mais diversos sujeitos.

No Brasil, ainda enfrentamos, na sociedade e nos governos, diversos setores conservadores, de cunho fundamentalistas e/ou religioso, que travam as pautas e impedem os avanços dos Direitos Humanos conquistados pela população.

Enfrentamos no Legislativo, Judiciário e na sociedade embates acerca da redução da maioridade penal, aprovação do PLC 122/2006 (criminaliza os crimes contra LGBT), PL 4471/12, que determina o fim dos autos de resistência, Lei Maria da Penha, marco legal da comunicação e seus conteúdos, que vão de encontro com as pautas históricas dos Direitos Humanos.

Setores conservadores e fundamentalistas, através de suas lideranças, a exemplo do Jair Bolsonaro, Magno Malta, Silas Malafaia, Marcos Feliciano, entre outros, utilizam considerados espaços na mídia, reforçando a intolerância e prestando um desserviço aos direitos humanos no Brasil.

O vereador Benilton Lucena (PT), ao subscrever o requerimento que concede o título de cidadania pessoense a Silas Malafaia, está na “contra-mão” com todas as bandeiras históricas que o Partido dos Trabalhadores defende.

Silas Malafaia é uma das principais figuras públicas que tem atuado contra os direitos humanos, incitando o ódio e a intolerância contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), mulheres, negros (as) entre outros. A atitude do vereador Benilton, não só decepciona como constrange a militância do PT e os defensores dos Direitos Humanos.

Os Setoriais e Secretarias do Partido dos Trabalhadores, rafirmam que proposituras como estas não contribuem para uma sociedade justa, livre e igualitária. Entendemos que os mandatos do PT, devem refletir a pauta dos movimentos sociais e populares, que estão não ruas clamando por melhores condições de serviços públicos.

Esperamos o Excelentíssimo senhor vereador Benilton Lucena, reveja sua posição e se explique à instância partidária, afinal o mandato é do PT.

Juventude do Partido dos Trabalhadores da Paraíba
Secretaria Estadual de Combate ao Racismo – PT/PB
Setorial de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais

João Pessoa; 06 de dezembro de 2013

 

PT Cast