Sibá Machado: O 5º Congresso do PT e a defesa dos interesses nacionais

O 5º Congresso do PT, em Salvador, mostrou novamente a força do partido e sua capacidade para atuar de maneira coesa diante de uma conjuntura que impõe grande capacidade de articulação para ser enfrentada. O PT reafirmou a defesa de uma sociedade mais justa e democrática e o compromisso com políticas públicas que gerem emprego e renda e combate às desigualdades sociais e regionais, ações concretizadas no projeto capitaneado pelo partido, no Governo Federal, há doze anos.

Nosso partido firmou sua posição em favor dos ajustes econômicos propostos pelo governo, condição para a plena retomada do crescimento econômico do País, que nos últimos doze anos passou a ocupar um outro patamar entre as nações. Como não poderia deixar de ser, o PT segue como aliado e aberto para situações importantes ligadas às demandas dos movimentos sociais e da classe trabalhadora.

Nossa bancada apresentou o documento Uma agenda para o desenvolvimento econômico: ampliar as conquistas, afirmar o modo petista de governar. Trata-se um conjunto de proposições, muitas a serem articuladas no âmbito do Congresso Nacional, para que o Brasil avance com justiça social e tributária.

Entre elas, citamos a taxação das grandes fortunas e das grandes heranças. Destacamos também a taxação das remessas  de lucro para o exterior,- somente em 2012 foram US$ 28,6 bilhões enviados como lucro e dividendos, sem pagar um centavo de imposto.

É uma agenda alinhada com a longa tradição de lutas do PT na construção da  soberania e dos interesses nacionais. Nesse cenário, destaca-se a defesa das megajazidas do Pré-sal e do regime de partilha contra os ataques antinacionais que se apresentam. Mudar o sistema de partilha significa abrir mão de uma riqueza nacional para beneficiar empresas estrangeiras. Disposição não nos faltará no curso desta batalha.

Sibá Machado (AC) é líder da Bancada do PT na Câmara