Símbolo da luta trabalhista, Sindicato do ABC chega aos 60 com ato por Lula

Fundado em 1959, organização trilhou trajetória que se confunde com a história recente do país e será palco do encerramento da Caravana Lula Livre com Haddad, no Sudeste

Lula quando era líder sindical nos anos 80

Paulo Caires não precisa de mais que alguns segundos para explicar as razões que o fizeram entrar para o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, espécie de monumento maior da classe trabalhadora e que carrega ao longo dos últimos 60 anos passagens memoráveis da história recente nacional.

“As paralisações contra o aumento da inflação, contra a retirada de direitos e pelo fim da ditadura militar me chamavam a atenção e ficaram marcadas para mim quando comecei a trabalhar como metalúrgico. Quando entrei para o sindicato em 1990, eu já sabia que todos ali lutavam para além das causas imediatas. Era, na verdade, uma luta por uma sociedade mais justa e igualitária”, recorda.

O sindicato, cujo aniversário será comemorado neste sábado (11) com ato de encerramento da Caravana Lula Livre com Haddad, transformaria não apenas a visão de Caires sobre o país e a política. Foi ali, nos corredores daquele prédio da Rua João Basso em São Bernardo do Campo que o metalúrgico de carreira construiria uma sólida amizade com um colega famoso, que costuma chamar o sindicato de “segunda casa” há cinco décadas.

“Desde o meu primeiro dia no sindicato passei a receber Lula durante reuniões. Depois, começamos a nos encontrar também nas partidas de futebol. Desde então, ele tornou-se um dos meus grandes amigos. Estive com ele também nos momentos difíceis e ainda fico impressionado com o tamanho da sua força”, orgulha-se Paulão, como é chamado pelo ex-presidente com quem permaneceu lado a lado durante aquele fatídico 7 de abril de 2018 – dia em que Lula tornou-se oficialmente o primeiro preso político do país desde a reabertura democrática.

esus Carlos, para o jornal Em Tempo, São Bernardo do Campo, SP, 1 de maio de 1981

O fato de ter sediado uma passagem triste da história recente do país não reduziu em nada o peso que o sindicato ainda tem sobre a militância e os milhões de trabalhadores e trabalhadoras que representa. Pelo contrário. Para Caires, o fato de a corporação chegar aos 60 anos com vigor e representatividade só mostra o tamanho das lutas que ainda virão.

“O nosso sindicato sempre foi inovador em vários aspectos. Todas as mobilizações que organizamos devem servir de inspiração para que continuemos a conscientizar o trabalhador. A nossa grandeza não é no tamanho. É na política que ele produz, nas discussões, e nos debates que se constroem o nosso protagonismo”. conclui.

Ato reúne lideranças da esquerda e de movimentos sociais

Fundado em 12 de maio de 1959, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC tem trilhado trajetória que se confunde com a história do próprio país desde então. Por isso, a escolha do local como sede do ato de encerramento da Caravana Lula Livre é quase que natural. O aniversário será celebrado na véspera, neste sábado (11), a partir das 14h, com uma série de atividades culturais e artísticas abertas ao público.

No fim da tarde, acontece o ato político pela liberdade do ex-presidente Lula com a participação, do ex-ministro Fernando Haddad, da presidenta Nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, além de representantes de movimentos sociais, lideranças sindicais e políticas.

Lula recebe o carinho do povo no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

As atividades artísticas serão realizadas na Rua José Bonifácio, ao lado da sede do Sindicato. O palco será instalado em frente ao estacionamento térreo. Entre as atrações confirmadas estão Ana Cañas, Grazzi Brasil, Mariana Moraes, Aline Calixto, Almirzinho, Dexter, e as bandas Aláfia, Favela Pesada e Comunidade do Samba.

No local, haverá também feira de produtos orgânicos, do MST, barracas de lanches e bebidas e estandes para venda de livros, camisetas, artesanato, entre outros produtos.

Serviço:

Aniversário de 60 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Data: 11/05 (sábado)

Horário: a partir das 14h (ato político às 16h e 19h, intercalados com shows musicais)

Local: ao lado da sede do Sindicato (Rua João Basso 231 / Rua João Bonifácio – Centro – São Bernardo)

Da Redação da Agência PT de Notícias