Socialistas vencem eleição em Portugal; Lula parabeniza Primeiro-ministro

Partido Socialista conquista maioria absoluta com 117 cadeiras das 230 que compõem a Assembleia da República

Global Imagens

Antônio Costa, primeiro-ministro de Portugal

O Partido Socialista (PS), que está no poder desde 2015 em Portugal, obteve no domingo (30) uma grande vitória nas eleições legislativas e conquistou sozinho a maioria absoluta na Assembleia da República.

Pelo Twitter, o presidente Lula parabenizou o Partido Socialista (PS) e o primeiro-ministro de Portugal, Antônio Costa, pela importante vitória conquistada nas eleições. Lula desejou sorte a Antônio da Costa na continuidade do seu trabalho à frente da nação irmã.

Maioria no Parlamento

O resultado das eleições concedeu aos socialistas a maioria absoluta no Parlamento, com 117 cadeiras das 230 existentes, nove a mais em relação à legislatura passada. Os deputados eleitos para a nova composição da Assembleia da República irão escolher o próximo primeiro-ministro.

O Partido Social Democrata conquistou 71 cadeiras e seguirá sendo a segunda força política no Parlamento português, enquanto que o ultradireitista Chega conquistou o posto de terceiro partido na Assembleia, com 12 assentos.  As demais forças são o Bloco de Esquerda e a coalização entre comunistas e verdes que conquistaram menos votos do que na eleição passada.

Mais de 10,8 milhões de eleitores portugueses foram convocados para o pleito após a dissolução do Parlamento feita pelo presidente conservador Marcelo Rebelo.

O primeiro-ministro Antônio Costa afirmou que a ampla vitória permitirá uma estabilidade governamental em Portugal e que, após a formação do novo governo, o PS estará aberto ao diálogo com as demais forças políticas do país, exceto com o ultradireitista Chega.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast