SRI-PT divulga Carta de Madri em homenagem ao Dia Internacional do Migrante

Documento foi aprovado durante o VI Encontro de Núcleos e Petistas no Exterior, realizado na capital espanhola no período de 24 a 26 de novembro

Núcleo PT Madrid

Integrantes de diversos Núcloes do PT no exterior reunidos em Madrid, durante o VI ENPTEX, realizado de 24 a 26 de novembro de 2023

Para homenagear o Dia Internacional do Migrante, a Secretaria de Relações Internacionais do PT divulga a Carta de Madri, com resoluções do VI Encontro de Núcleos e Petistas no Exterior (VI EPTEX).

A carta é resultado de mais de 3 anos de debates da militância do PT no exterior com a comunidade de emigrados brasileiros e foi aprovada no 6° encontro realizado de 24 a 26 de novembro de 2023, em Madri.

O encontro ocorreu 10 anos após o V Encontro, ocorrido em Havana, em 2013.

De acordo com o SRI, o cenário de disputa política e de mobilização no exterior mudou muito nos últimos 10 anos. “Enfrentamos ataques à democracia e às práticas de lawfare, desde o golpe contra a Presidência Dilma até o encarceramento político do presidente Lula. Uma militância internacional atuosamente contra essas ações antidemocráticas”.

Segundo a SRI-PT, internamente houve um aumento de 10 para 22 núcleos e de 380 para 2700 filiados no exterior.

Também foi promovida uma agenda e debates preparatórios, via núcleos, bem como foi aberto um diálogo com a comunidade durante as atividades prévias.

Em Madri foram 48 delegados/as presenciais e 68 delegados/as virtuais, perfazendo um total de 116 delegados/as participando diretamente do encontro.

Os debates envolveram temas internos e externos. Internamente a pauta foi a organização partidária à luz dos desafios atuais de fortalecimento da democracia.

Externamente, temas e reflexões sobre as demandas de curto, médio e longo prazo da comunidade brasileira com o Estado brasileiro, sabendo que estamos governando, mas necessitamos dialogar com a comunidade para a construção de um projeto político e uma agenda política permanente com a diáspora brasileira pelo mundo.

O VII EnPTEX está previsto para acontecer em 2025 no exterior. Já iniciamos os preparativos com os insumos do VI EnPTEX.

LEIA AQUI a íntegra da Carta de Madri

Secretaria de Relações Internacionais do PT