Suplicy é detido pela PM por tentar proteger moradores em reintegração

Polícia expulsou 350 famílias de terreno e reprimiu protesto de moradores; ex-senador tentou barrar ação e foi levado à força à delegacia. Assista ao vídeo

O ex-senador Eduardo Suplicy (PT-SP) foi detido na manhã desta segunda-feira (25) ao tentar impedir pacificamente a reintegração de posse de um terreno na zona oeste da capital.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, comandada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), cumpriu na manhã desta segunda (25) a reintegração de posse de um terreno ocupado há pelo menos três anos por cerca de 350 famílias carentes na Cidade Educandário, zona oeste de São Paulo.

De acordo com o jornal “O Estado de S. Paulo”, houve protesto de moradores e a PM agiu com violência contra a população. Segundo relatos, o confronto começou porque uma criança foi atingida por uma bomba de gás lacrimogênio e os moradores se revoltaram.

O ex-senador e pré-candidato a vereador Eduardo Suplicy acompanhava a ação da PM e se deitou no chão para tentar impedir a reintegração. O ex-senador foi retirado à força por policiais, detido e levado ao 75º DP.

Pela manhã, moradores saiam com móveis como geladeira, fogão e cadeiras. Eles só foram avisados da decisão judicial na sexta (22) e a maioria não teve tempo de levar os pertences para outro lugar.

Repercussão
A detenção de Suplicy foi um dos assuntos mais comentados do Twitter. As tags #Suplicy e #FreeSuplicy estiveram no topo dos assuntos mais usados pelos internautas. Personalidades da política, cultura e comunicação também demonstraram apoio ao ex-senador e candidato a vereador na cidade de São Paulo.

Veja alguns tuites:

Orlando Silva, deputado federal (PCdoB-SP)

Patrus Ananias, ex-ministro do Desenvolvimento Agrário

Racionais, grupo de rap 

Luiz Thunderbird, apresentador

Hildegard Angel, jornalista


Roberto Requião, senador (PMDB-PR)

 

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações de “O Estado de S. Paulo”

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast