Tatto tem programa para dar voz e oportunidades à juventude

“A base vem forte! No time de Jilmar Tatto, jovens terão mais oportunidades”, afirma a campanha. “É grande o abandono da juventude por parte da atual administração da prefeitura de São Paulo, e também do governo Bolsonaro”, denuncia o candidato petista nas eleições municipais. Para Jilmar Tatto, “é preciso superar isso, especialmente neste momento de crise, abrindo uma nova janela de oportunidades para os jovens”.

Filipe Araújo

JIlmar Tatto, candidato do PT à prefeitura de São Paulo

Ao contrário da campanha da mídia rentista, o Partido dos Trabalhadores se mantém mais vigoroso do que nunca. A presença do PT junto à juventude é um dos principais exemplos dessa realidade. Expressando essa ligação histórica, o candidato Jilmar Tatto lançou um programa especial voltado para os jovens paulistanos. “A base vem forte! No time de Jilmar Tatto, jovens terão mais oportunidades”, afirma a campanha.

“A regra é clara: nenhum outro partido tem tanta afinidade com a juventude quanto o PT”, afirma a campanha de Tatto na apresentação das propostas. De outro lado, é grande o abandono da juventude por parte da atual administração da prefeitura de São Paulo, e também do governo Bolsonaro. Para Tatto, “é preciso superar isso, especialmente neste momento de crise, abrindo uma nova janela de oportunidades para os jovens”.

O programa apresentado por Tatto deixa claro o compromisso e a disposição de colocar em prática projetos destinados ao desenvolvimento dessa faixa da população. As propostas objetivas e concretas são fruto do debate com as bases de jovens estudantes, trabalhadores e produtores de cultura, em todas as regiões da cidade, especialmente da periferia. Além disso, também trazem a experiência administrativa de Tatto e o legado de políticas públicas do partido, ao longo dos governos petistas.

Entre as muitas propostas, está garantir à juventude oportunidade de emprego, renda e desenvolvimento profissional, com combate ao trabalho precário.

As propostas também buscam proteger as crianças, estimular a participação estudantil e promover a educação e a consciência sobre direitos humanos, contra o racismo e a homofobia. A criação da Secretaria Municipal das Juventudes organiza e dá voz aos jovens.

Jilmar Tatto apresenta programa para a juventude paulistana. Foto: Filipe Araújo

Vejam, defendam e votem por estas propostas:

  • Mapear, por meio dos dados do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate), a quantidade de vagas e demanda de formação para subsidiar cursos de formação rápida em parceria com a Secretaria de Educação.
  • Capacitar e encaminhar jovens para vagas de emprego, priorizando o primeiro emprego e jovens desempregados ou em emprego precarizado.
  • Criar o Programa TER – Trabalho, Educação e Renda. O TER irá oferecer cursos técnicos nas áreas da Cultura, Esporte, Turismo e Alimentação Saudável, entre outras, por meio da Fundatec, e será direcionado para os jovens, com pagamento de bolsas através do programa Bolsa Trabalho, tendo como contrapartida o trabalho nas subprefeituras, pontos de cultura, áreas de esporte e lazer.
  • Instituir o Programa Adolescente Aprendiz, em parceria com pequenas e microempresas.
  • Ampliar o programa Bolsa Trabalho, com a meta de atender 50 mil jovens em toda a cidade até 2024; estender a faixa etária atendida pelo programa para jovens até 24 anos.
  • Garantir à juventude oportunidade de emprego, renda e desenvolvimento profissional.
  • Combater o trabalho precário da juventude.
  • Criar um banco de empregos especial para jovens em conflito com a lei.
  • Aumentar, por parte da Prefeitura, a contratação de estagiários. Garantir, nas licitações, que o vencedor empregue estagiários e trainees.
  • Criar a Secretaria Municipal das Juventudes.
  • Incentivar a eleição de grêmios estudantis em todas as escolas municipais.
  • Buscar meios para promover o acolhimento às crianças que, mediante comprovação de atividade profissional dos pais, necessitem de cuidados além do período escolar.
  • Desburocratizar formulários de solicitação para a realização de eventos e ocupação de espaços públicos.
  • Promover eventos culturais e recreativos em locais públicos nas periferias da cidade, tais como parques e praças.
  • Valorizar os artistas do território, promovendo a cultura periférica juvenil.
  • Utilizar Centros Olímpicos como espaços seguros e mediados para a realização de eventos que contemplem a cultura jovem, como shows de rap e de funk.
  • Realizar campanhas educativas nas escolas, Centros de Juventude e universidades sobre as diferenças entre drogas lícitas e ilícitas, possíveis efeitos de seu uso em curto e longo prazos, entre outros aspectos. Elaborar material preventivo considerando o protagonismo juvenil: campanhas nas comunidades, cartilhas de redução de danos, banners, panfletos informativos, apresentações teatrais para comunidade e outras ações.
  • Implementar um Plano de Educação em Direitos Humanos na educação formal e informal de jovens, incluindo os que estão cumprindo medidas socioeducativas.
  • Realizar eventos que contemplem as culturas juvenis nos 103 parques da cidade, promovendo o lazer e a recreação para a juventude paulistana. Necessidade de revitalização dos parques e de maior investimento em suas estruturas, como banheiros públicos, bebedouros etc.
  • Promover a visita dos conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Juventude, em conjunto com o Conselho Municipal de Educação, às escolas públicas da cidade, buscando promover o diálogo e o levantamento de demandas entre os jovens.
  • Promover cursos de formação sobre igualdade de gênero, feminismo e masculinidade, e direitos humanos, inclusive para pessoas condenadas por crimes de ódio.
  • Atualizar o Mapa Municipal das Juventudes, com recurso destinado exclusivamente para esse fim.
  • Abrir bibliotecas e centros culturais para exposições artísticas juvenis LGBTQIA+, com edital de auxílio para artistas de periferia.
  • Criar rede de acolhimento para jovens e adolescentes vítimas de violência sexual.
  • Elaborar campanhas e cartilhas para prevenção ao HIV e às ISTs, com unidades móveis nas áreas com maior vulnerabilidade.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast