Televisão analógica com os dias contados

Ministério da Comunicações prevê a transição do sinal analógico para o digital para até o final de 2018

Não demora muito para que todos os lares brasileiros recebam sinal de tevê digital, pelo menos assim planeja o Ministério das Comunicações. Segundo a pasta, o desligamento da transmissão analógica terá início em 2015 e termina em novembro de 2018. O cronograma completo do processo foi divulgado por meio da Portaria nº 481, publicada no Diário Oficial da União.

Assim que concluída a transição, a faixa de 700 MHz, atualmente ocupada pelo sinal de tevê analógico, passará a ser utilizada pelas empresas de telefonia para expansão do sinal de internet 4G. A cidade-piloto, primeira a ter o sinal analógico desligado, será Rio Verde, no Goiás. O processo está marcado para 29 de novembro de 2015. Depois, durante 2016, o desligamento será realizado em Brasília (3 de abril), São Paulo (15 de maio), Belo Horizonte (26 de junho), Goiânia (28 de agosto) e Rio de Janeiro (27 de novembro).

Para que o sinal de tevê analógica seja integralmente desligado, é preciso que 93% dos lares brasileiros estejam recebendo o sinal digital, o que já ocorre com cerca de 54% da população brasileira. Para atingir a meta, a Anatel vai distribuir conversores digitais para todas as famílias inscritas no programa Minha Casa, Minha Vida. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) calcula que 97,2% dos lares brasileiros têm um televisor.

Outra determinação é que a população seja informada do processo com antecedência mínima de um ano. Por isso, a Anatel promoverá campanhas publicitárias no canal aberto.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias

 

PT Cast