Temer nomeia sonegador para Superintendência do Trabalho em PE

Em mais um ataque aos direitos dos trabalhadores, golpista nomeou empresário de Pernambuco que não recolhe FGTS e responde por improbidade administrativa

Foto: CUT-PE

O golpista Michel Temer nomeou para a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Pernambuco (SRTE-PE) um empresário que não recolhe FGTS de seus empregados desde 2010 e responde a processo de improbidade administrativa.

Eduardo Geovane de Freitas Leite responde a processo de improbidade administrativa por desvio de mais R$ 1 milhão, da época que foi secretário de Finanças da Prefeitura de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, entre os anos de 2009 e 2011.

Representantes da CUT de Pernambuco e de sindicatos filiados repudiam a nomeação e realizaram ato nesta segunda-feira (22) em frente ao SRTE-PE.

Para o presidente da CUT-PE, Carlos Veras, que participou do ato, a nomeação de um empresário e sonegador de impostos representa exatamente o retrato do governo golpista de Temer.

“Um governo que vai desmontar as políticas públicas e mostra claramente não ter nenhum compromisso com a luta em torno dos direitos da classe trabalhadora. Além disso, demonstra que este órgão não vai avançar no processo de fiscalização e de promoção das melhores práticas de atendimento ao público”, pontuou.

As entidades e os servidores lotados na SRTE também repudiaram a nomeação do empresário Eduardo Geovane para ocupar o cargo, sob o entendimento de que sua conduta e posição são incompatíveis com os princípios que regem o Ministério do Trabalho, suas unidades e os trabalhadores.

“É inaceitável que um empresário infrator seja agora o chefe desta casa, que é o do trabalhador e que se dedica a zelar pelo cumprimento das leis trabalhistas e das normas de segurança e saúde nos ambientes de trabalho. Diante disso, exigimos imediata revogação do ato administrativo que o conduziu ao cargo”, destaca a Nota de Repúdio assinada pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), a Delegacia Sindical de Pernambuco e os servidores do órgão.

Raposa tomando conta do galinheiro
Essa não é a primeira vez que Temer faz nomeações desse tipo. O golpista escolheu para superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Tocantins, Luciolo Cunha Gomes, já cometeu crime ambiental e ainda comemorou o fato nas redes sociais.

Antes disso, Temer nomeou a ex-deputada estadual Vanessa Damo ( PMDB), que teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em abril deste ano e está inelegível até 2020, como superintendente do Ibama no Estado de São Paulo.

Por Luana Spinillo, do Recife, para a Agência PT de Notícias, com informações da CUT-PE