Oposição quer adiar a votação de Temer para ampliar a pressão

PT e outros partidos contrários ao governo golpista querem jogar a votação para a semana que vem e, assim, ganhar tempo para mobilizações na sociedade

Gustavo Bezerra/PT na Câmara

Bancada do PT na Câmara unida pelo Fora Temer

A oposição vai trabalhar para não garantir o quorum da votação da denúncia contra Michel Temer na quarta-feira (25). A ideia é ganhar uma semana para fortalecer a mobilização na base eleitoral de cada deputado que votou com o presidente golpista na primeira denúncia.

“É importante pedir a mobilização nas redes sociais e dos eleitores para que consigamos não dar quorum amanhã”, explica o líder da minoria, o deputado José Guimarães (PT-CE). “A cada dia que passa nós ampliamos nossa força aqui”, diz.

Segundo Guimarães, o posicionamento foi definido após uma ampla reunião com partidos de oposição (PC do B, PDT, PSB e PT), centrais sindicais e movimentos sociais. Segundo os deputados da oposição, o governo não tem os 342 votos necessários para garantir a sessão.

“Eles sabem que não tem os votos, dificilmente a votação ocorrerá amanhã”, explica o deputado Henrique Fontana (PT-RS). O parlamentar explica que a tática consiste em adiar a votação em uma semana e, nesse período, colocar o afastamento de Temer como prioridade número um. “Vamos nos mobilizar nas redes sociais, vamos escrever para os deputados”, diz.

Guimarães explica, no entanto que, caso haja a votação, a oposição possui uma tropa afinada, com condições para derrotar o governo amanhã.

O líder do PT na Câmara Carlos Zarattini (PT-SP) afirma que o governo está fazendo um verdadeiro balcão de negociações. Semana passada, diz ele, houve uma distribuição de cargos muito forte. “O governo não pode continuar exercendo o poder com uma maioria parlamentar alimentada a cargos e emendas”, diz.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) acredita que o governo quer acelerar a votação para minimizar o desgaste, votando silenciosamente. Assim, a oposição deve tentar a tática oposta: adiar o plenário e ganhar tempo para intensificar a pressão e a exposição desses deputados que querem salvar o presidente golpista.

Entenda o caso

A votação terá como base o parecer do deputado tucano Bonifácio Andrada (PSDB-MG), que tenta salvar o pescoço do golpista, pedindo a rejeição da denúncia. E seu relatório foi aprovado na última semana pela Comissão de Constituição e Justiça(CCJ) da casa. A maioria a favor de Temer (nunca com os votos do PT), tem prevalecido na Casa. Em agosto, a primeira denúncia de Janot contra o golpista foi rejeitada pelo plenário.

A denúncia apresentada por Rodrigo Janot aponta Temer como líder do grupo do PMDB responsável por desviar R$ 587 milhões em propinas. Eduardo Cunha, Rodrigo Rocha Loures, Henrique Alves, Geddel Vieira Lima, Eliseu Padilha e Moreira Franco seriam os outros membros do grupo. A denúncia contra Moreira Franco  e Eliseu Padilha serão analisadas juntamente com a do presidente golpista, por serem ministros da Secretaria Geral e Casa Civil, respectivamente.

O grupo teria obtido propinas em negociações em órgãos como a Caixa Econômica Federal, Ministério da Integração Nacional, Petrobras, Ministério da Agricultura, Secretaria de Aviação Civil, Câmara dos Deputados, e Furnas. Além da denúncia de organização criminosa, Temer foi denunciado individualmente por obstrução de justiça.

 

#AoVivo – Oposição fala sobre a segunda denúncia contra Temer.#ForaTemer #DiretasJá

Publicado por PT na Câmara em Terça-feira, 24 de outubro de 2017

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast