Teresa Leitão: Educação é política estratégica para o PT

Para nova Coordenadora do Setorial de Educação do PT, Teresa Leitão, o golpe usa a educação de maneira estratégica como suporte político-ideológico

Péricles Chagas

Teresa Leitão é deputada estadual (PT-PE) e Coordenadora Nacional do Setorial de Educação do PT

* Teresa Leitão é a nova Coordenadora Nacional do Setorial de Educação do PT. Todas as secretárias e coordenadoras nacionais, e todos os secretários e coordenadores nacionais foram convidados para escrever artigos, que serão publicados assim que forem recebidos

A CAED (Comissão de Assuntos Educacionais do PT), o nosso setorial da educação, sempre se destacou no partido por suas intervenções, seu perfil formulador, sua capacidade de aglutinar ideias e opiniões. E não poderia ser diferente, herdeira que é do grande educador petista Paulo Freire, que desenvolveu, no âmbito do pensamento pedagógico revolucionário, o posicionamento político indispensável ao lugar da educação na sociedade.

É com este espírito que recebo a honrosa eleição para coordenar a CAED, após a brilhante e comprometida gestão da companheira Selma Rocha. Com humildade e alegria, com expectativas positivas na continuidade da construção coletiva, com consciência dos grandes desafios impostos por uma conjuntura totalmente adversa à afirmação de direitos e de cidadania.

O momento em que esta coordenação assume é repleto de significados que nos chamam a renovar compromissos, revigorar ânimos e, sobretudo, defender e disputar nosso projeto político de sociedade. Significados advindos do momento vivido pelo PT que, sob os ataques contínuos de setores da mídia e da seara política, não só resiste como mostra toda sua força e identidade com o imaginário popular.

Deputada estadual do PT-PE, Teresa Leitão

O PT se organiza valentemente – e esse encontro dos setoriais é um desses passos – para o enfrentamento da conjuntura político-eleitoral de 2018 voltando às ruas com as Caravanas Lula pelo Brasil e com a plataforma o Brasil Que O Povo Quer, nas quais a ação organizada dos setoriais deve ter um papel importante. Significados também advindos do momento vivido pelo Brasil, sacudido por um golpe parlamentar-jurídico-midiático, que segue seu roteiro de retirada de direitos da população, de privatização e entrega do patrimônio nacional, de quebra, da nossa soberania.

O golpe usa a educação de maneira estratégica como suporte político-ideológico e cabe a CAED se contrapor fortemente, em todos os fóruns educacionais, a este modelo, contribuindo para desconstruir as medidas tomadas pelo MEC e dialogar com a militância e as instâncias do PT sobre a pauta da educação. Por fim, significados advindos do próprio encontro nacional do setorial de educação, que por sua construção, sua forma e seu conteúdo, permitiram uma rica discussão e a possibilidade de traçar as linhas gerais de atuação desta gestão que se inicia.

Que a nossa convocação seja militante! Seja de luta, de resistência, de diálogo e de esperança!
Viva o PT! Viva a educação!

Teresa Leitão é deputada estadual (PT-PE) e Coordenadora Nacional do Setorial de Educação do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast