Teresa Sousa: “Queremos apoio, reconhecimento e um buquê de direitos”

Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres destaca conquistas obtidas nos últimos anos e pede reflexão sobre o papel feminino e respeito

por  Teresa Sousa*

No mês de março, juntem-se a nós na luta pelos direitos das mulheres!
Mais um Dia Internacional da Mulher e, não é apenas mais uma data no nosso calendário, pois mesmo que algumas/alguns afirmem que não há nada para celebrar, são muitas conquistas. O acesso à educação, direito ao voto e participação política, a criação de Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAM)s, do Conselho Nacional de Direitos da Mulher (CNDM), da Lei Maria da Penha e da Lei do Feminicídio são alguns avanços deste século de lutas, dedicação e coragem de milhares de cidadãs que não se contentaram em ser coadjuvantes de sua própria história, sonharam e ainda sonham viver em um mundo com igualdade entre mulheres e homens.

Ao longo dos anos conseguimos desnaturalizar regras machistas e conquistamos a oportunidade de demonstrar que somos capazes de exercer com competência e excelência quaisquer funções que nos são atribuídas no mercado de trabalho, inclusive, nos destacamos em muitas profissões por sermos mais atentas e perfeccionistas.

A partir de observações e comparações entre os sexos, a filósofa Simone de Beauvoir afirma em seu livro “O Segundo Sexo”, publicado em 1949, que a jurisdição de gêneros não é uma questão econômica, biológica ou psíquica, mas sim uma idealização social.

E esta idealização social ganhou força e seguidoras que juntas conseguiram implementar políticas públicas para as mulheres. Em Goiânia não foi diferente, pois, mulheres unidas em busca de uma igualdade maior na sociedade, reivindicaram junto à Prefeitura de Goiânia, a criação em 2011, da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres – SMPM, responsável por garantir que as goianienses tenham seus direitos resguardados e que políticas públicas sejam executadas.

A SMPM disponibiliza através do Centro de Referência Cora Coralina, atendimentos psicológicos, jurídicos e sociais. Além da Casa Abrigo Sempre Viva, que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica e estão em situação de ameaça de morte. Para incentivar a inserção da mulher no mercado de trabalho, e, consequentemente, sua independência financeira, a Secretaria esta oferecendo cursos gratuitos de capacitação profissional e realizando ações que tornam transparente os direitos das mulheres, políticas de enfrentamento à violência, além de políticas transversais por toda a administração pública.

Que as comemorações do Dia Internacional da Mulher sejam de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade e os fardos que ainda nos são impostos pela cultura patriarcal que vivemos. Que as mulheres sejam reconhecidas pela forte atuação na vida financeira do país, e sejam tratadas com respeito e dignidade. As mulheres não devem e não podem ser julgadas e violentadas pelas roupas ou comportamentos “fora do padrão”, e, tem direitos plenos de cidadania e mais participação política. Que sejam respeitadas no trânsito, no trabalho e em qualquer lugar que desejam estar, pois lugar de mulher, é onde ela quiser!

No mês de março queremos apoio, reconhecimento e um buquê de direitos e equidade.

Teresa Sousa é Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres