The Guardian: Ministro é deposto após gravação que revela complô

Jornal britânico afirmou que a queda de Romero Jucá e a revelação de uma “trama maquiavélica” para derrubar o governo Dilma abalam credibilidade de Temer

Foto Lula Marques/Agência PT

O jornal britânico “The Guardian” repercutiu nesta segunda-feira (23) a notícia sobre as gravações entre o ministro Romero Jucá (PMDB-RR) o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, que indicam uma conspiração para retirar do poder a presidente Dilma Rousseff.

O ministro do Planejamento foi afastado do cargo na segunda-feira, após divulgação de áudios em que ele diz que a mudança de governo poderia “estancar a sangria” da Lava Jato.

Segundo o jornal, revelações prejudicam a credibilidade do governo golpista de Michel Temer: “A credibilidade do governo interino do Brasil foi abalada na segunda-feira, quando um ministro foi forçado a renunciar em meio a novas revelações sobre o enredo maquiavélico para acusar a presidenta Dilma Rousseff”.

Reprodução The Guardian

Reprodução The Guardian

A publicação destacou que “o ar de conspiração em torno do impeachment da presidente Dilma Rousseff se agravou com a divulgação de uma conversa telefônica secretamente gravada, que sugere que os esforços para forçá-la a sair do cargo eram parte de uma conspiração para anular uma vasta investigação de corrupção que tomou conta elite política do país”.

“As revelações podem prejudicar a credibilidade do governo interino liderado por Michel Temer, cujo ministério de centro-direita inclui sete ministros implicados na operação Lava Jato, em propinas e lavagem de dinheiro na empresa de petróleo Petrobras”, acrescenta o Guardian.

O jornal destaca que os aliados de Temer alegam que o impeachment seria constitucional e “necessário”. Mas ressalta que “os motivos duvidosos e natureza maquiavélico da trama para remover Rousseff são evidentes” sobre a transcrição da conversa telefônica.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast