Time do Lula: conheça os candidatos e as candidatas do PT no Distrito Federal

Trio de professores formam a chapa majoritária com Leandro Grass (PV) para governador, Olgamir (PCdoB) vice e Rosilene Corrêa (PT) senadora

Alessandro Dantas

Time do Lula no DF. Foto: Alessandro Dantas

Na disputa pelo governo do Distrito Federal, o Time do Lula está escalado com uma chapa que pode também ser chamada de Time da Educação, com duas professoras e um professor, cada um representando um dos partidos da Federação Brasil Esperança. Leandro Grass (PV) é o candidato a governador, Olgamir Amancia (PCdoB) é a candidata a vice-governadora e Rosilene Corrêa (PT) é a candidata a senadora.

Nome do PT na chapa, Rosilene deu aula por 34 anos na rede pública de Goiás e do Distrito Federal, período em que teve destacada atuação no Sindicato dos Professores e também na militância política pelo PT. “Somos o trio da educação. É pela educação que se faz a revolução de um país e se nós revolucionarmos a educação, todas as áreas sofrerão um impacto positivo”, resumiu Rosilene Corrêa.

LEIA MAIS: saiba onde baixar material da campanha Lula presidente

Já Leandro Grass, professor de sociologia e hoje deputado distrital, é brasiliense nato e formado pela Universidade de Brasília (UnB), por onde também fez mestrado em Desenvolvimento Sustentável, além de ter formação como gestor cultural pela Organização dos Estados Ibero-Americanos.

Na Câmara Legislativa, vem atuando pela redução da desigualdade e pelo fortalecimento da Educação, da Saúde, do Meio Ambiente e da Cultura. Aprovou mais de 30 leis em pouco mais de três anos. Só para a Educação, destinou R$ 33 milhões para projetos pedagógicos e a melhoria de mais de 300 escolas.

Por sua vez, a candidata a vice, Olgamir Amancia, é professora de matemática por 30 anos na rede pública de ensino do Distrito Federal. Foi decana de Extensão da Universidade de Brasília (UnB), onde é professora de licenciatura e se tornou mestre e doutora em Educação. Olgamir também foi a primeira secretária da Mulher do DF, pasta criada na gestão Agnelo Queiroz (2011-2014), segundo governador do PT à frente do Governo do Distrito Federal, após o pioneiro Cristovam Buarque (1995-1998).

LEIA MAIS: conheça os candidatos do PT em todo o país

Ambos se tornaram referências no DF e no Brasil. Cristovam foi o primeiro governador do país a implantar o programa Bolsa Escola, embrião do Bolsa Família, que seria adotado por Lula no primeiro ano do governo, em 2003 (e extinto pelo governo Bolsonaro, em 2021). Cristovam também implantou o Paz no Trânsito — que educou os brasilienses a respeitarem, até hoje, a faixa de pedestres, mesmo sem semáforo —, o Orçamento Participativo, o Saúde em Casa, a Coleta Seletiva e o Temporadas Populares.

Já o período Agnelo se notabilizou pela construção de 30 creches, além de outras 82 iniciadas, pela renovação da frota de ônibus sem reajuste de tarifa por quatro anos, pela Carreta da Visão e pelo Expresso DF, entre outros programas e obras.

Time do Lula: conheça os candidatos do PT na região Centro Oeste

As 8 vagas de deputado federal do Distrito Federal são disputadas por 2 candidatos e 2 candidatas do PT. Já as 24 cadeiras da Assembleia Legislativa têm 15 candidaturas do partido, das quais 6 mulheres.

Confira abaixo a lista completa, com nomes e números, dos candidatos do Time do Lula no Distrito Federal:

TIME DO LULA NO DISTRITO FEDERAL

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast