Time do Lula: conheça os candidatos e candidatas do PT em Alagoas

Paulo Dantas (MDB) é candidato a governador ao lado de Ronaldo Lessa (PDT), candidato a vice, e do ex-governador Renan Filho (MDB), candidato a senador

Ricardo Stuckert

Paulo Dantas e Renan Filho formam Time do Lula em Alagoas

Um dos maiores produtores de açúcar do mundo, sendo o principal fornecedor da Rússia, Alagoas é também um dos principais destinos turísticos do país. O aumento da procura pelas belas praias de seu litoral é um dos resultados do trabalho dos que agora compõem o Time do Lula no Estado: Renan Filho (MDB), ex-governador e candidato a senador, Paulo Dantas (MDB), atual governador que disputa a reeleição, e Ronaldo Lessa (PDT), atual vice-prefeito da capital Maceió.

Além de açúcar, o Estado é também líder na produção de gás natural, abrigando ainda importantes reservas de petróleo. Na agricultura, além da cana-de-açúcar, destaca-se na produção de abacaxi, côco, feijão, mandioca e algodão.

Time do Lula: conheça os candidatos e candidatas do PT em todo o país

O candidato a governador pelo Time do Lula, Paulo Dantas, é produtor rural formado em administração e foi eleito em maio passado de forma indireta pela Assembleia Legislativa. Deputado estadual, foi escolhido para exercer o mandato-tampão até dezembro após o governador Renan Filho deixar o cargo para concorrer ao Senado. O posto de vice-governador já estava vago desde que Luciano Barbosa (MDB) foi eleito prefeito de Arapiraca (AL) em 2020. Além de deputado, Dantas foi prefeito de Batalha (AL) por dois mandatos. É filho de Luiz Dantas, que foi deputado federal e estadual.

O candidato a vice-governador, Ronaldo Lessa, já é bem conhecido dos 2,3 milhões de eleitores alagoanos. Foi governador do Estado por dois mandatos (1999-2006), deputado federal, deputado estadual e prefeito de Maceió. Atualmente, é vice-prefeito da capital.

Já Renan Filho, que completa a chapa como candidato a senador, foi eleito governador do Estado nas últimas duas eleições. Ele também foi deputado federal e prefeito de Murici (AL) por dois mandatos. Agora, poderá atuar no Senado ao lado no pai, Renan Calheiros (MDB).

LEIA MAIS: conheça os candidatos e as candidatas do PT no Nordeste

Para as 9 vagas de deputado e deputada federal reservadas ao Estado, o PT disputa com 2 nomes, sendo uma mulher. As 27 cadeiras de deputado e deputada estadual são disputadas por 8 candidatos e 4 candidatas do partido.

Confira abaixo a lista completa com nomes e números dos candidatos e candidatas do Time do Lula no Estado do Alagoas:

TIME DO LULA EM ALAGOAS