Time do Lula: conheça os candidatos e candidatas do PT em MG

Candidato a vice-governador, André Quintão representa o PT na chapa que tem Alexandre Kalil (PSD) governador e Alexandre Silveira (PSD) senador

Divulgação

Alexandre Kalil e Alexandre Silveira integram o Time do Lula em Minas Gerais

Segundo maior colégio eleitoral do país, com 16,2 milhões de votos, Minas Gerais é também o Estado com maior número de municípios (853) e detentor de uma pauta econômica essencial para o país, sendo a terceira maior economia regional. Para fazer esse trem andar nos trilhos, o Time do Lula aposta na experiência. Ex-prefeito da capital Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) é o candidato a governador ao lado do deputado estadual André Quintão, que representa o PT como candidato a vice-governador. Completa a chapa o senador Alexandre Silveira (PSD), candidato à reeleição.

Batizado como ficou conhecido no período colonial, quando a descoberta de minas de ouro desencadeou uma exploração intensa do território, Minas Gerais ainda hoje se destaca pela atividade de mineração — é o maior produtor e exportador de minério ide ferro do país, além de grande produção de manganês, ouro, níquel e nióbio, entre outros. Mas a agricultura também ganhou peso na economia do Estado, que é o maior produtor de café, batata e morango e segundo maior produtor de feijão, banana e tangerina. Além disso, é o maior produtor de leite do país e o segundo maior produtor de ovos. Não é à toa, portanto, que o Estado seja famoso pelo tradicional cafezinho com pão-de-queijo.

Time do Lula: conheça os candidatos e candidatas do PT em todo o país

Escavações arqueológicas mostram que o território era habitado por indígenas até 12 mil anos atrás, idade estimada de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas, encontrado na região de Lagoa Santa, perto da capital.

Engenheiro e empresário, Alexandre Kalil disputa o governo do Estado após duas gestões de sucesso à frente da Prefeitura de Belo Horizonte (2017-2022). Eleito em 2016, foi reeleito no primeiro turno nas eleições de 2020. Kalil deixou o cargo em março para concorrer a governador. Ele entrou na política após se destacar como presidente do Atlético Mineiro.

Candidato a vice-governador, o petista André Quintão exerce o quinto mandato de deputado estadual. Assistente Social e sociólogo, é concursado da Prefeitura de Belo Horizonte no cargo de analista de políticas públicas. Foi secretário municipal de Desenvolvimento Social de Belo Horizonte (1994-1996) durante a marcante gestão do prefeito Patrus Ananias (PT). Também foi secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (2015-2016).

Já Alexandre Silveira, candidato ao Senado, exerce o mandato de senador desde que o titular do mandato, Antonio Anastasia, assumiu o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) no início deste ano. Delegado de polícia, Silveira foi deputado federal por dois mandatos e secretário estadual de Saúde.

LEIA MAIS: conheça os candidatos e candidatas do PT na região Sudeste

Para as eleições proporcionais, o PT tem 26 candidatos a deputado federal e 16 candidatas a deputada federal disputando as 53 cadeiras do Estado na Câmara, a segunda maior bancada estadual. Para disputar as 77 vagas na Assembleia Legislativa, o partido dispõe de 34 candidato a deputado estadual e 23 candidatas a deputada estadual.

Confira abaixo a lista completa com nomes e números dos candidatos e candidatas do Time do Lula no Estado de Minas Gerais:

TIME DO LULA EM MINAS GERAIS

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast