Time do Lula: conheça os candidatos e candidatas do PT na Paraíba

Ricardo Coutinho, candidato a senador, e Maísa Cartaxo, candidata a vice-governadora, representam o PT na chapa encabeçada por Veneziano (MDB)

Ricardo Stuckert

Ricardo Coutinho e Veneziano integram o Time do Lula na Paraíba

Um ex-governador bem avaliado e uma defensora dos direitos das mulheres representam o PT na chapa majoritária do Time do Lula na Paraíba. Ricardo Coutinho foi governador entre 2011 e 2018 e agora retornou ao PT para ser candidato a senador. Maísa Cartaxo desenvolveu diversos projetos sociais voltados às mulheres como primeira-dama da capital e agora é candidata a vice-governadora do Estado. O candidato a governador é Veneziano Vital do Rego (MDB), atualmente senador.

O Estado famoso pelo “maior São João do mundo”, realizado em Campina Grande, abriga também a terceira cidade mais antiga do Brasil, a capital João Pessoa, onde se localiza o ponto mais oriental das Américas, a Ponta do Seixas. A cidade é considerada a segunda capital mais verde do mundo, atrás apenas de Paris (França). Nela está o Jardim Botânico Benjamin Maranhão, com 515 hectares de Mata Atlântica, a maior floresta nativa em área urbana do mundo. A Paraíba foi palco de batalhas históricas contra invasores estrangeiros, principalmente holandeses, no período colonial e também de movimentos pela independência do Brasil, juntamente com Pernambuco.

Time do Lula: conheça os candidatos e candidatas do PT em todo o país

Os legados de gestão pública de sucesso são o principal cabo eleitoral do Time do Lula junto aos 3 milhões de eleitores paraibanos. Candidato ao Senado, Ricardo Coutinho governou o Estado por dois mandatos (2011-2018) e a capital João Pessoa também por dois mandatos (2005-2010), tendo saído na metade do segundo para se eleger governador. Antes de ser prefeito, foi vereador na capital em dois períodos.

Já o candidato a governador, Veneziano, atualmente exerce seu primeiro mandato de senador, para o qual foi eleito em 2018. Hoje, integra a Mesa Diretora do Senado como primeiro-vice-presidente. Começou na política como vereador por dois mandatos e, na sequência, duas vezes prefeito de João Pessoa (2005-2012) e uma vez deputado federal.

Já Maísa Cartaxo, que completa a chapa como candidata a vice-governadora, foi primeira-dama da capital quando seu marido, Luciano Cartaxo (PT) foi prefeito (2013-2020), sucedendo Veneziano no cargo. Professora de Farmácia na Universidade Federal da Paraíba, Maísa tem como meta a implantação de projetos voltados à defesa das mulheres e mães vítimas de violência e à prevenção da violência nas escolas.

LEIA MAIS: conheça os candidatos e as candidatas do PT no Nordeste

Para a eleição proporcional, o PT tem 6 candidatos a deputado federal e 3 candidatas a deputada federal para disputar as 12 vagas do Estado na Câmara dos Deputados. Concorrem pelo partido às 36 cadeiras da Assembleia Legislativa 20 candidatos a deputado estadual e 8 candidatas a deputada federal

Confira abaixo a lista completa com nomes e números dos candidatos e candidatas do Time do Lula no Estado da Paraíba:

TIME DO LULA NA PARAÍBA