Tocantins: petista mais jovem a assumir a presidência de um diretório do PT toma posse

O jovem petista Fabrício Américo Gama de apenas 19 anos tomou posse como presidente municipal do PT de Rio Sono neste sábado (8), na Câmara de Vereadores do município. Gama é o presidente municipal mais jovem a assumir o comando de um diretório do PT Tocantins.

O evento contou com a presença de dirigentes petistas como o membro da Direção Executiva Estadual do PT, Jozafá Maciel, e autoridades locais como o vereador de Rio Sono Natal Maciel. O companheiro Fabrício Américo Gama é o mais jovem presidente do Partido dos Trabalhadores eleito no PED de 2013, toma posse neste sábado (8) no Diretório Municipal de PT de Rio Sono.

Filho dos agricultores familiares Florisval Gama e Maria Raimunda Américo, agricultor familiar, como todo jovem agricultor familiar passa por dificuldades para conciliar estudo e trabalho na roça. Para continuar os estudos ainda criação passou a estudar na Escola Família Agrícola de Porto Nacional – EFA. Escola voltada para atender filhos de agricultores familiares trabalha com a pedagogia da alternância, em que o aluno estuda uma semana na escola e na semana seguinte passa com a família aplicando os conhecimento e trabalhando.

Fabricio desde quando começou na escola se destacou como liderança junto à comunidade escolar, coordenando de atividades, apoio na disciplina e no comprimento do regimento interno da escola. Hoje é Secretário da Associação de Pais e Amigos da Escola. Associação está responsável pela gestão da escola.

Sua militância política e de agende de desenvolvimento é fruto das lutas diárias como estudante, agricultor familiar, jovem e nas eleições municipais de 2008, 2010 e 2012 mesmo ainda sem votar apoiou candidaturas do Partidos dos Trabalhadores, vendo a se filiar no Partido em outubro de 2012. Em 2012 liderou a campanha do então candidato a vereador do PT Natal Maciel junto aos estudantes da EFA e seus familiares. Sua liderança com estudante na EFA levou seus pais participarem do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Associação de Agricultores Familiares, das atividades das CEB’s e das atividades políticas do município, que levou o seu pai se filiou no PT em 2010.

Nas discussões das eleições do PT de 2013 a corrente Articulação de Esquerda lançou Fabrício como candidato a Presidente Municipal pela sua militância e necessidade de renovação dos quadros de dirigentes. A disputa pela presidência do Diretório foi com o Companheiro fundador do PT no município Antônio Luiz. Pretende resgatar a participação da militância da vida partidária e da juventude como participante, fortalecer as instâncias e os diversos segmentos do partido e reaproximar o partido de seus aliados históricos e principalmente dos movimentos sociais.

Fabrício assume o Diretório com alguns desafios:
Resgatar a participação da militância da vida partidária;
Participação da juventude nas discussões da vida política do município;
Fortalecer as instâncias e os diversos segmentos do partido;
Reaproximar o partido de seus aliados históricos e principalmente dos movimentos sociais;
Apoiar, fortalecer e acompanhar o mandato do vereador Natal Maciel para que sua atuação possa trazer benefícios para a sociedade.
Contribuir com a gestão municipal especialmente com a Secretaria Municipal de Educação, de modo à melhoria significativa da educação, educadores e a comunidade local.
Trabalhar para a reeleição da Presidenta Dilma agora em 2014 e preparar o partido e a militância para as eleições municipais de 2016.

(PT Tocantins)

 

PT Cast