Trabalhadores rurais fazem protestos contra Temer em todo país

Milhares de pessoas saíram as ruas em atos e ocupações contra retrocessos promovidos pelo governo golpista de Michel Temer (PMDB)

Trancaço em estrada

Diversos movimentos sociais ligados aos trabalhadores rurais fizeram atos e ocupações em todo o Brasil contra os retrocessos do governo de Michel Temer (PMDB).

Quinze estados realizam manifestações, que começaram na quarta-feira (8) e se intensificam nesta quinta-feira (9). As mobilizações estão centradas em agências da Caixa, Banco do Brasil, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e superintendências do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), mas em diversos pontos foram também realizados trancamentos e marchas nas estradas.

Segundo o MST, mais de 19 mil Sem Terras, quilombolas, pequenos agricultores, atingidos por barragens, ribeirinhos, pescadores e camponeses participaram dos atos.

Os protestos já fazem parte da jornada de lutas que ocorre essa semana, culminando nos grandes atos que ocorrerão na sexta-feira (10) em todo o país, convocados pela Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo.

Durante a manhã, trabalhadores e trabalhadores realizaram ato contra a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em frente ao local onde a pasta funcionava. “A extinção do MDA não é só uma extinção, é a tentativa de desmonte da política e retorno no período quando o Estado desenvolvia políticas exclusivamente para o agronegócio”, manifestou Pepe Vargas, ex-ministro da pasta, e deputado pelo PT-RS.

Manifestantes também saíram às ruas em CrixásCatalão (GO) e em Belém (PA), onde o ato contou com a presença de ribeirinhos e pescadores.
Protesto em Belém

Protesto em Belém (PA)

No Ceará, cerca de 3,5 mil trabalhadores em todo o Estado protestaram em ocupações em agências da Caixas Econômica Federal, do INSS, na Previdência Social e Banco do Nordeste nas cidades de Santa Quitéria, Tamboril, Crateús, Quixeramobim, Itapipoca, Iguatu e Fortaleza.
Protesto no Ceará

No Ceará, manifestantes protestaram em frente à Caixa em diversos municípios

Em Ceará Mirim (RN)organizações de trabalhadores rurais realizaram um trancaço na BR 406. Já em Itapeva, no interior de São Paulo, os manifestantes ocuparam a agência da Caixa Econômica Federal. Em Chapecó (SC), a manifestação foi em frente ao Banco do Brasil.

Manifestação no Rio Grande do Norte

Manifestação na BR-406 no Rio Grande do Norte

Ocupação em Itapeva

Ocupação da Caixa em Itapeva (SP)

Manifestantes também fizeram ato em frente à Previdência Social de Erechim, no Rio Grande do Sul. Em Curitiba, membros do MST ocuparam a sede do INCRA desde a quarta-feira (8). A sede d0 instituto em Palmas (TO) também foi ocupada por manifestantes.

Em Alagoas, mais de 3,5 mil militantes dos movimentos populares do campo estão mobilizados desde a quarta-feira, ocupando agências do INSS e Caixa contra mudanças na previdência rural (como a desvinculação do salário mínimo ou o aumento da idade mínima para agricultores) e em defesa das políticas habitacionais no campo em 11 municípios. Os militantes fazem parte da Via do Trabalho, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Terra Livre e do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST).

Em Pernambuco, foi realizado um bloqueio geral de estradas. Foram bloqueadas as BR 101 (Palmares, Gameleira e Goiana) e BR 360 (Jatobá, Petrolândia e Floresta), num total de 2 mil mobilizados em doze pontos de bloqueios.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do MST