Transição: Veja quem são as lideranças do PT no grupo de Cidades

Deputado eleito Jilmar Tatto (PT-SP), a ex-ministra Inês Magalhães e o prefeito de Diadema, José de Filippi, figuram entre os integrantes do grupo técnico

Jilmar Tatto, Inês Magalhães e José de Filippi

O Gabinete de Transição Governamental divulgou os nomes dos integrantes dos 31 grupos técnicos responsáveis pelo levantamento de dados para esta fase de transição para o futuro governo Lula.

No grupo temático de Cidades irão participar Jilmar Tatto, João Campos, José de Filippi, Maria Fernanda Ramos Coelho, Guilherme Boulos, Márcio França, Ermínia Maricato, Evanise Lopes Rodrigues, Geraldo Magela, Inês Magalhães, Nabil Bonduki e Rodrigo Neves

Jilmar Tatto é secretário nacional de Comunicação do PT, eleito deputado federal nas eleições de deste ano. Já foi deputado estadual, deputado federal e líder da bancada do PT. Ocupou por duas vezes a Secretaria Municipal de Transportes nas administrações petistas de Marta Suplicy e de Fernando Haddad em São Paulo, onde foi responsável pela implementação de diversas melhorias e serviços para modernização e humanização do transporte público na capital paulista.

José de Filippi é prefeito de Diadema, cidade do ABC paulista que já governou por três gestões anteriores. Foi deputado estadual, deputado federal e secretário municipal de Saúde da gestão do prefeito Fernando Haddad em São Paulo.

Inês Magalhães é socióloga e especialista em planejamento urbano. De 2005 a 2016 ela atuou como secretária nacional de Habitação dos governos de Lula e Dilma. Esteve à frente do programa Minha Casa Minha Vida do Ministério das Cidades, onde chegou a ocupar o cargo de ministra.

Maria Fernanda Ramos Coelho foi presidente da Caixa Econômica Federal durante os governos de Lula e Dilma, onde conduziu o programa Minha Casa Minha Vida, que financiou mais de um milhão de moradias populares, e projetos ligados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ocupou também uma das diretorias do BID em Washington (EUA).

Geraldo Magela foi secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal no período de 2011 a 2014, cargo que havia ocupado também em 1997. Deputado distrital por duas vezes e com três mandatos de deputado federal, ele atuou em várias iniciativas na área da habitação e foi considerado como um dos parlamentares mais atuantes da Câmara Federal.

Nabil Bonduki é arquiteto, urbanista e professor universitário. Exerceu dois mandatos de vereador pelo PT em São Paulo, com importante participação na elaboração do Plano Diretor da capital. Também foi secretário municipal de Cultura na gestão de Fernando Haddad.

Ermínia Maricato, arquiteta renomada, urbanista e especialista em planejamento urbano. Ela participou da gestão de Luiza Erundina em São Paulo, contribuiu para elaboração das propostas para a área urbana dos programas de governo do PT e ocupou também o Ministério das Cidades no primeiro Governo Lula

O Gabinete de Transição Governamental tem a missão de ajudar o presidente Lula a planejar seu próximo governo e tem como coordenador-geral o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast