3 argumentos para virar o jogo e ganhar votos para Mineiro em Natal

Neste domingo, os natalenses decidirão quem vai gerir a cidade pelos próximos quatro anos, e, sem dúvidas, o candidato do PT é o mais preparado

Foto: Vlademir Alexandre

Neste domingo (2/10), a população de Natal vai às urnas para responder a uma pergunta simples, mas muito séria: quem deve administrar a cidade pelos próximos quatro anos?

O atual prefeito, Carlos Eduardo (PDT), busca a reeleição, mas o resultado de seu trabalho à frente da prefeitura desde 2012 e as alianças políticas que o sustentam no Rio Grande do Norte e em Brasília não deixam dúvidas de que ele não é o candidato mais preparado para gerir a cidade, sobretudo após o golpe parlamentar contra a presidenta eleita Dilma Rousseff, que terá como consequência a queda dos repasses federais para os municípios.

Para ajudar o eleitor a entender por que Fernando Mineiro é o candidato mais preparado para assumir a prefeitura de Natal, a Agência PT reuniu três argumentos definitivos para convencer os parentes e amigos a votar 13 no dia da eleição:

1. Apenas ser melhor que Micarla é pouco; Natal precisa ir pra frente

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

De 2008 a 2012, Natal sofreu uma gestão municipal desastrosa: o governo de Micarla de Sousa (PV) conseguiu bagunçar o calendário escolar, interromper a coleta de lixo e outros serviços urbanos e ainda acabou acusado de desviar mais de R$ 24 milhões dos cofres públicos. Em contraste, a gestão de Carlos Eduardo (PDT) parece excelente, mas não faz mais do que o feijão com arroz. E, para os próximos quatro anos, só promete o mais do mesmo.

Fernando Mineiro foi o único candidato a registrar em cartório e disponibilizar à população um plano de governo completo, com detalhamento das ações que pretende para cada área da gestão municipal.  Muitas das propostas de Mineiro, aliás, já constavam no plano de governo que apresentou na campanha de 2012, já que, no últimos quatro anos, o governo municipal não lidou com diversos problemas antigos da cidade. A revitalização e qualificação espacial do centro comercial do Alecrim, por exemplo, ainda espera para acontecer. Mineiro propõe ainda a realização de licitação para o transporte público, criando critérios reais para uma melhoria do serviço que justifique os recentes reajustes da tarifa.

Em relação a outra demanda urgente da cidade de Natal, a segurança pública, Mineiro propõe aplicar a lei do Estatuto das Guardas Municipais, que desde 2013 permite à corporação atuar na prevenção à violência, embora a atual gestão tenha ignorado essa possibilidade. A propaganda do prefeito apresenta uma Natal maravilhosa, mas que não corresponde à realidade que vivem os cidadãos. Veja o estado das unidades de saúde que Carlos Eduardo prometeu há quatro anos:

Saúde

Uma das marcas da atual gestão são as obras abandonadas, como é o caso deste posto de saúde. #EquipeMineiro #MineiroTMJ

Publicado por Fernando Mineiro em Sábado, 24 de setembro de 2016

 

2. Diferente do prefeito, os aliados de Mineiro em Brasília são ponta firme

com-agripino

No segundo turno das eleições presidenciais de 2014, Dilma venceu em todos os municípios do Rio Grande do Norte, e só em Natal recebeu 222,5 mil votos. Em setembro de 2016, o voto de 61 senadores decidiu pelo impedimento da presidenta e pela posse do presidente usurpador Michel Temer (PMDB). Entre esses senadores, estavam os padrinhos políticos de Carlos Eduardo: Agripino Maia (DEM) e Garibaldi Alves (PMDB), primo do prefeito, participaram ativamente do golpe, e seguem sendo seus porta-vozes em Brasília.

Para completar, Henrique Alves (PMDB), ex-ministro do Turismo de Temer afastado após ter sido delatado na Operação Lava Jato, é o padrinho político de seu candidato a vice-prefeito, Álvaro Dias (PMDB), que pode assumir a prefeitura caso Carlos Eduardo deixe o cargo por qualquer motivo. Essa possibilidade é real. Veja vídeo em que o líder do governo do prefeito na Câmara Municipal defende que o prefeito seja candidato a governador em 2018:

Você acha que isso será bom para Natal? #EquipeMineiro

Publicado por Fernando Mineiro em Segunda, 26 de setembro de 2016

Mineiro, por outro lado, é aliado da senadora Fátima Bezerra (PT), que, desde o primeiro momento, posicionou-se contra o golpe e pela defesa da soberania dos votos dos natalenses que escolheram Dilma para governar o Brasil até 2018.

Como deputada, Fátima foi presidenta da Comissão de Educação e Cultura e relatora do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabeleceu metas para a educação em estados e municípios até 2020. O plano, agora, encontra-se em risco de não poder pela reforma do ensino médio por via de Medida Provisória imposta pelos golpistas, bem como pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, apoiada pelo governo, que restringe os investimentos do governo federal em educação, saúde e outras áreas sociais importantes.

Com Mineiro na prefeitura e Fátima no Senado, Natal tem chance de aplicar políticas públicas que reduzam o impacto das medidas conservadoras do governo usurpador sobre os serviços públicos e a qualidade de vida da população.

Foto: Sarah Wollermann

Foto: Sarah Wollermann

 

3. Mineiro não foge dos debates e dialoga com a população

Foto: Sarah Wollermann

Foto: Sarah Wollermann

Mineiro está nas ruas desde o primeiro dia de campanha, em todas as zonas da cidade: já foi ao Mãe Luiza, a Felipe Camarão, Guarapes, Esperança, Ponta Negra e muitos outros bairros, ao contrário do prefeito, que prefere frequentar a cidade cenográfica da propaganda de TV.

O candidato do PT compareceu ainda a todos os debates aos quais foi convidado. Foram realizados debates e sabatinas dos sindicatos dos trabalhadores da Saúde, dos servidores públicos e dos guardas municipais; dos alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Potigur (UnP) e do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (IFRN); pelos dirigentes lojistas, pela rádio 95FM e pela TV Universitária da UFRN. Carlos Eduardo não foi a nenhum deles.

Mineiro dialoga diretamente com a população também por meio das redes sociais: sua equipe e ele próprio, além de sua candidata a vice-prefeita, Carla Tatiane (PCdoB), respondem diretamente aos comentários e também por vídeo, inclusive os que trazem críticas: sua concepção de cidade é participativa e inclui a opinião de todos e todas.

Mineiro Responde

Saiu mais uma edição do Mineiro Responde, em que respondemos alguns dos comentários de vocês aqui no Facebook.

Publicado por Fernando Mineiro em Terça, 27 de setembro de 2016

Por Diego Sartorato, de Natal, para a Agência PT de Notícias

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast