Tribunal aprova por unanimidade contas de Haddad em São Paulo
TCM aprovou, por unanimidade, as contas da gestão do prefeito de SP em relação a 2015. “Não há comprometimento na capacidade de pagamento”, diz relator
Publicado em
O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM) aprovou em sessão extraordinária, na quarta-feira (29), as contas da gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) em relação ao ano de 2015. Os conselheiros emitiram, por unanimidade, parecer favorável às contas da prefeitura.
O documento do TCM teve como relator Maurício Faria e como revisor o conselheiro Domingos Dissei. Para o relator das contas de Haddad, “não há desequilíbrio nem comprometimento da capacidade de pagamento” da administração petista, apesar da crise econômica.
O relatório anual de fiscalização de contas da prefeitura é feito por um grupo de auditores do tribunal. Lideram o ranking de investimentos da prefeitura as intervenções no sistema viário e obras anticheias em bacias de córrego da capital.
Negociação da dívida
Corrupção, juros altos e má administração de gestões anteriores a de Haddad fizeram com que a dívida do município de São Paulo explodisse. Após intensas negociações e uma vitória na Justiça, prefeito conseguiu reverter essa trajetória, tornando a situação financeira da cidade novamente sustentável.
Com a negociação, Haddad conseguiu reduzir a dívida de R$ 82,3 bilhões para R$ 38,3 bi. A redução da dívida permite que a cidade de São Paulo volte a ter uma situação financeira saudável.
A dívida anterior, que representava mais de 190% das receitas líquidas da cidade, além de travar parte do orçamento, pois comprometia uma grande parte com o pagamento da dívida, impedia que São Paulo se beneficiasse de linhas de crédito para projetos, como obras de infraestrutura.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do “Estadão“